Indústria 4.0 by TOTVS

Indústria 4.0 e a mudança de comportamento de consumo

A Indústria 4.0 representa uma evolução dos processos atuais. Com o uso da tecnologia, da Internet das Coisas (IoT) e de softwares inteligentes, vai ser possível deixar todo o processo produtivo mais autônomo e eficaz, além de diminuir os custos.

No entanto, as mudanças trazidas por essa nova revolução industrial não ficarão restritas apenas ao âmbito produtivo ou de dentro das empresas. A forma como os consumidores compram e se relacionam com os negócios e produtos também já começa a apresentar sinais de que é preciso repensar alguns conceitos.

Quer entender melhor como a Indústria 4.0 também influencia na mudança de comportamento de consumo? Acompanhe.

Indústria 4.0 e o consumo personalizado

Com as novas tecnologias trazidas pela Indústria 4.0, será possível coletar dados e incorporá-los à linha de produção. Isso significa que as demandas poderão ser monitoradas em tempo real e as linhas de produção adaptadas rapidamente. Assim, a personalização de produtos em larga escala se tornará uma atividade mais fácil de ser realizada e que não vai requerer aumento de custos.

“Máquinas dotadas de Inteligência Artificial são capazes de ajustar processos atendendo a um alto índice de personalização. Produtos padronizados gradativamente vão deixar de ser produzidos. O consumidor, hoje, tem um alto grau de exigência”, complementa o prof. José Luiz Arruda de Oliveira, sócio-diretor da Expertise Qualificação e Consultoria.

Nesse novo cenário, o consumidor passa a integrar ativamente o processo produtivo das empresas. Como as suas necessidades e desejos se tornam o centro da cadeia produtiva, o cliente atua como fornecedor de insights para os negócios.

Dessa forma, a cadeia deixa de ser linear e seguir uma orientação única que sai da indústria, passa pelo distribuidor e varejista e termina no consumidor. As duas extremidades ficarão cada vez mais próximas, permitindo com que os consumidores desempenhem um papel ativo no mercado e, assim, as ofertas sejam mais direcionadas e adequadas.

As mudanças que estão por vir

Apesar de todas as mudanças da Indústria 4.0 ainda parecerem um pouco distantes e futuristas, elas já estão acontecendo e impactando a rotina tanto dentro das empresas quanto dos consumidores.

Pelo ponto de vista dos clientes, a personalização de ofertas é altamente benéfica. Em um mundo com cada vez mais informações e opções de produtos à disposição, encontrar itens que consigam suprir exatamente as necessidades do público aproxima o relacionamento com as empresas e o torna mais aberto e transparente.

Para as indústrias, essa mudança é igualmente positiva. Afinal, quanto mais certeiros forem os produtos, maiores as chances de vendas.

Podemos prever mudanças de comportamento em vários setores da sociedade e no dia a dia das pessoas. Como exemplo, o surgimento de aplicativos de viagem e empresas como Uber e 99Taxi, provocando a mudança de hábitos de consumos. Muitas pessoas já não enxergam a necessidade de adquirir veículos próprios. Empresas como Ford, Volvo e Porsche estão oferecendo serviços de aluguel de carro, com contratos anuais, indicando uma mudança de estratégia de negócios“, acrescenta o professor.

Os desafios da Indústria 4.0 e do novo perfil de consumo

Como toda revolução, a Indústria 4.0 vai trazer consigo alguns desafios. Afinal, é preciso mudar antigos conceitos de negócios, avaliar as novas opções disponíveis e realizar investimentos certeiros.

Investimentos significativos terão que ser feitos em todos os setores da economia e da sociedade.  Empresas que têm um formato de administração tradicional correm o sério risco de ficaram obsoletas. Governos que não têm visão de futuro também terão grande dificuldade de se adaptar a um novo formato de consumo e de mudança digital. Passaremos por uma grande revolução, maior do que todas as outras já vivenciadas pela humanidade“, alerta Oliveira.

Entender as novas exigências dos consumidores e adaptar o modelo de negócio e o processo produtivo a essa nova realidade não é um trabalho fácil. No entanto, se adaptar com agilidade e assertividade fará toda a diferença para manter o negócio competitivo! E na sua empresa, como a mudança no comportamento de consumo é trabalhada?

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *