Indústria 4.0 by TOTVS

Implantação da Indústria 4.0: a importância do projeto piloto

A Indústria 4.0 oferece diversas vantagens para as empresas, auxiliando no aumento de produtividade, comunicação e eficiência. No entanto, a sua implantação pode ser um grande desafio, pois a mudança para o meio digital pode causar um grande impacto nas operações da empresa.

A Chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES, Ana Cristina Rodrigues da Costa, fala sobre a transição das empresas para a Indústria 4.0. “No plano das estratégias das empresas, a Indústria 4.0 também é bastante relevante. Há uma série de vantagens ao apoio a projetos que conduzam ao estágio pleno da Indústria 4.0. No entanto, as diversas etapas que precisam ser cumpridas para que uma empresa possa ser considerada como plenamente integrada à Indústria 4.0 podem ter impacto relevante na difusão de um conjunto de tecnologias que permitem a modernização da indústria brasileira.”

Neste sentido, os projetos pilotos representam uma importante etapa no processo de implantação da Indústria 4.0 nas empresas, pois ajudam os gestores a compreender melhor o contexto da empresa e fazer a ponte para o seu futuro. Mas como funcionam os projetos pilotos? E de que forma elaborá-los?

Confira, a seguir, o porquê é importante ter um projeto piloto no processo de transição para a Indústria 4.0 e quais resultados podem ser esperados.

O que é um projeto piloto?

Os projetos pilotos são propostas que servem de teste preliminar para a aplicação de novos conceitos e ideias, permitindo analisar os impactos que estas mudanças têm na empresa e os seus resultados. Assim, podem ajudar a aprender mais sobre como fazer a transição para a Indústria 4.0 e fundamentar futuras implementações em maior escala.

Além disso, elaborar um projeto piloto é uma ótima forma de desenvolver as habilidades que serão necessárias na implantação da Indústria 4.0 na empresa, pois ajuda a visualizar o que deve ser mudado ou mantido para que as próximas tentativas sejam cada vez mais bem-sucedidas.

Como planejar seu projeto piloto?

Para os primeiros projetos pilotos é interessante selecionar objetivos pequenos, de forma a facilitar sua aplicação. No entanto, procure implementar o projeto do início ao fim, considerando desde a busca por fornecimento de materiais até a entrega ao cliente.

O importante é planejar todos os passos da implementação, aplicando os conceitos que deseja utilizar posteriormente, para entender quais partes da infraestrutura da empresa devem ser evoluídas e como elas vão se relacionar com o todo. Trabalhar em conjunto com startups, iniciativas e demais organizações terceirizadas que aplicam conceitos digitais pode ajudar neste aprendizado e acelerar o processo.

Quais resultados esperar da aplicação de um projeto piloto na Indústria 4.0?

O objetivo da utilização do projeto piloto é ajudar no entendimento do processo de transição da sua empresa para a Indústria 4.0. Nem todos os projetos piloto serão bem-sucedidos, mas isso não é um problema: mesmo as falhas podem gerar dados importantes para aprender o que funciona para a sua empresa especificamente e ajudar a atingir sucesso nos projetos futuros.

É importante focar nas lições aprendidas e estruturar os recursos necessários para atingir seus objetivos, além de desenvolver planos que ajudem a alcançá-los. Assim, os melhores resultados são os que geram maior experiência e aprendizado para ajudar a empresa a crescer mais nas próximas tentativas.

“O avanço tecnológico que estamos observando tem diversos aspectos relevantes. De um lado, é fruto (e requer) grande esforço de política industrial e tecnológica. De outro, representa uma oportunidade para que se estimule a difusão tecnológica na indústria brasileira e permita a modernização de nosso parque industrial. Por fim, representa uma oportunidade de transformação das empresas e seus processos produtivos e decisórios, as tornando mais produtivas, ágeis e flexíveis.”, conclui Costa.

Você já conhecia a importância de um projeto piloto na Indústria 4.0? A sua empresa já iniciou a implementação? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *