Indústria 4.0 by TOTVS

Indústria 4.0 é o caminho para a renovação da indústria brasileira

O processo de globalização vem se consolidando cada vez mais e transformou o mundo em um grande tabuleiro econômico, em que se valorizam as posições e blocos que possuírem as melhores vantagens competitivas da atualidade: tecnologia, capital humano e intelectual (patentes, educação), estabilidade social, recursos naturais e infraestrutura logística.

As indústrias de transformação de um país são as principais peças deste jogo mundial. É onde encontramos os principais esforços em P&D, concentração e ampliação do conhecimento em ciência e tecnologia, modelos e processos de negócio, metodologia e disciplina.

Mesmo depois do “boom” industrial vivenciado no país na década de 70 e da abertura econômica da década de 90, ainda existem desafios reconhecidos a serem transpostos, como a modernização do parque fabril e a diversificação do mix de produtos de maior valor agregado com eletroeletrônicos e itens de alta tecnologia. Os setores primários e terciários da economia possuem hoje maior participação no PIB do que as indústrias intermediárias ou de transformação, que buscam a superação constante da produtividade e da inovação.

Passos para a renovação da indústria brasileira

Focar na resolução destes pontos e priorizar a indústria como ponto central do nosso desenvolvimento econômico pode ser um caminho para aumentar a participação da indústria no PIB. Esta é uma meta nobre porque ter uma indústria atualizada e forte pode elevar a eficiência de outros setores, como o agronegócio, serviços, logística e exportações.

Um meio de se alcançar estes objetivos de maior produtividade, eficiência e inovação passa pela aplicação prática, sistemática e convergente das tecnologias disponíveis e cada vez mais acessíveis hoje em dia, sejam digitais ou não. E esse caminho é a Indústria 4.0 (também chamada de Manufatura Avançada), um modelo de práticas e iniciativas que consomem a tecnologia atual mesclando-a aos modelos de produção vigentes até então.

Renovação da indústria depende de ferramentas tecnológicas

Construindo suas soluções para manufatura baseada em sua proposta de valor para o segmento que é uma “Manufatura leve, sustentável e automatizada”, a TOTVS entrega soluções que podem ser implantadas em uma sequência lógica e orientadora para conduzir o cliente na direção da Indústria 4.0 com passos firmes e seguros. De forma gradual e com ganhos ao longo do caminho que sustentem sua evolução.industria-4.0-inteligencia-artificial-ai-manufatura-avancada

Para se ter uma ideia, o cliente que decide seguir esta trilha pode, em um primeiro momento, conhecer e medir o status e performance (OEE) no seu chão de fábrica com o TOTVS MES (Manufacturing Execution System), depois visualizar o desempenho de suas vendas, clientes, custos e demonstrativos contábeis condensados em dashboards e resumos formatados automaticamente pelo TOTVS Smart Analytics, e ainda criar comunidades digitais dentro da empresa, por área de interesse, processo ou propósito, compartilhando e criando soluções de forma colaborativa em uma interface unificada de acesso para todos os sistemas corporativos em um só “login”, gerenciando workflows e com gestão eletrônica dos documentos (gestão do conhecimento) na plataforma digital fluig.

Indo mais adiante nesta jornada, o cliente ainda poderá fazer uso da Carol, uma solução de Inteligência Artificial na nuvem treinada para obter percepções e conclusões (insights) sobre cada segmento de negócio atendido pela TOTVS, conectada diretamente aos sistemas de gestão, entre outras fontes de dados.

Como disse o CEO da TOTVS, Laercio Cosentino, em um artigo recente, “É preciso destruir e revalidar seu negócio antes que as startups o façam”. A TOTVS sabe por onde e como começar a quarta revolução industrial dentro da sua fábrica, de forma segura, racional e sustentável economicamente.

Se você acredita que sua empresa pode colaborar com esta nova revolução da manufatura, conte com a parceria da TOTVS nesta jornada!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *