A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Drones na indústria

Drones: três aplicações possíveis na indústria

A presença de drones na indústria tem proporcionado significativas mudanças no chão de fábrica. Confira alguns dos usos para esse equipamento!

A presença de drones na indústria tem proporcionado significativas mudanças no chão de fábrica. Com os últimos avanços tecnológicos, eles já começaram a alterar a forma como uma fábrica opera, e essas mudanças terão efeitos contínuos e duradouros.

O desenvolvimento de inteligência artificial, realidade virtual e sensores transformou radicalmente a indústria de drones. A integração do fluxo de trabalho e a criação de novos sistemas de gerenciamento de ativos são alguns dos benefícios esperados a partir da consolidação do uso de drones na indústria. 

Exemplos de uso de drones na indústria

A seguir, conheça algumas das aplicações que já estão sendo feitas dos drones na indústria e saiba mais sobre essa tendência.

1. Inspeção

"Desde a inspeção da matéria-prima até a linha de montagem, os drones podem assumir tarefas muito difíceis para robôs grandes e pré-programados ou perigosas e complexas demais para serem executadas por seres humanos", esclarece o Engenheiro de Controle e Automação Rodrigo Assunção.

Com câmeras exclusivas, os drones na indústria são capazes de capturar dados das operações. Isso reduz os riscos associados à presença de inspetores no chão de fábrica.

O benefício deles não é apenas a capacidade de executar a mesma tarefa de forma mais barata, como também com uma frequência muito maior, além de agregar mais segurança ao processo.

2. Monitoramento e segurança

A conformidade é um desafio para a indústria. Por isso, no quesito vigilância, os drones também conseguem ajudar a reduzir furtos e manter trabalhadores seguros. Isso ocorre pois eles têm a capacidade de estar em qualquer lugar, operando 24 horas por dia e monitorando as operações em tempo real.

Os drones podem detectar rapidamente problemas na produção, para que as equipes de reparo consigam restaurar o serviço rapidamente. Eles também podem monitorar operações e encontrar riscos de segurança que poderiam causar acidentes de trabalho ou não conformidade em produtos, uma tarefa que seria perigosa e demorada demais para ser feita manualmente.

"Explorando o uso de drones em combinação com sensores, é possível captar atividades potencialmente suspeitas e, em seguida, sinalizar para que um dispositivo aéreo voe para esse local específico", afirma Assunção.

3. Logística

Em um cenário da logística 4.0, os drones ganham destaque no transporte de mercadorias. Como eles são pequenos e têm alto nível de manobrabilidade, os drones estão substituindo rapidamente os veículos tradicionais.

Usar drones para escanear rapidamente milhares de itens em um armazém tem se tornado algo cada vez mais comum. Os drones industriais fazem o trabalho em uma fração do tempo e utilizando metade dos recursos, tudo isso com segurança para o patrimônio e para os funcionários.

Além disso, com o uso de drones, as indústrias são capazes de coletar dados, automatizar processos redundantes e gerar máxima eficiência.

Desse modo, a indústria está evoluindo rapidamente. Com a Internet das Coisas (IoT) constantemente se desenvolvendo e se tornando mais integrada, é possível ver drones executando todos os tipos de tarefas no processo de produção para maximizar a eficiência operacional e a segurança dos trabalhadores.

Com as últimas inovações e mudanças nos processos tradicionais, surge a necessidade de as empresas investirem em tecnologia para manter e elevar a eficiência a operacional. Nesse ambiente, os drones na indústria se tornam ativos estratégicos no processo de modernização e de aumento da competitividade no mercado.

O que você achou dessas possibilidades de uso dos drones na indústria? Para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar seu negócio, confira também o e-book que preparamos com dias de como aproveitar a automação industrial para crescer.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar