A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

PN-High-Capacity-for-fully-integrated-and-effective-solutions_16x9

Automação de soldagem torna a produção industrial mais eficiente

Manter a vantagem competitiva na indústria de óleo e gás requer automação das etapas produtivas por meio de soluções de alta qualidade. À medida em que um avanço no nível de automação fabril é possível observar um aprimoramento maior na relação custo X eficiência da produção e sobre a segurança dos funcionários. Nesse cenário quem vem ganhando espaço é soldagem automatizada.

Como a solda está presente em todos os segmentos industriais, os níveis de inovação no processo estão em constante crescimento. Portanto, é possível encontrar soluções de automação de soldagem e tecnologias para mercados específicos como o offshore.

A automação de soldagem vem justamente como uma solução que permite acelerar a produtividade e reduzir os custos do negócio. Tudo isso a partir da minimização do desgaste físico provocado pela atividade em si e do aumento do nível de qualidade e padronização que as máquinas permitem alcançar.

Ainda há muitas questões a respeito da automação de soldagem. E, se você deseja conhecer melhor sobre as soluções e processos, não deixe de ler este artigo!

No que consiste a automação de soldagem

De forma geral, um processo de automação tem como objetivo otimizar a produção sem que seja necessária a atuação direta da força de trabalho humana. Para tanto, um sistema recebe informações que o permitirão realizar as operações de soldagem de forma repetitiva e constante com o objetivo de atender às necessidades do projeto. Para que isso aconteça é preciso contar com um profissional apto a lidar com o sistema e que conheça profundamente os processos de solda.

Sistemas de automação de soldagem, normalmente, são compostos por dispositivos de fixação de peças, além de viradores acoplados a braços mecânicos com diversos eixos, os chamados robôs de solda. Todos são controlados por uma central que processa as informações programadas previamente.

Por que sua empresa deve usar soldagem automatizada

 O processo de soldagem se deu de forma essencialmente manual por mais de um século. No entanto, estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, e os processos de fabricação se tornarão cada vez mais dinâmicos e produtivos.

Como consequência, a produção precisa ser cada vez mais ágil e eficaz, afinal, se um setor não consegue otimizar seus processos, a indústria como um todo sofre penalidades com atrasos ou falta de capacidade de atender à demanda.

Essa nova realidade está fazendo com que as indústrias busquem cada vez mais rapidez atrelada à qualidade. E é exatamente nesse ponto que a atividade humana tem limites, exigindo que a automação de soldagem comece a ser priorizada em indústrias como a de óleo e gás.

Também é importante lembrar que a automação de soldagem é cada vez mais segura e demanda pouca ou nenhuma ação manual. Como resultado, a segurança é maior e, além do aumento da produtividade, a indústria passa a oferecer melhores condições operacionais.

Como implementar um processo de automação

Para automatizar a soldagem é preciso que exista umaadequação entre o projeto e o dispositivoque será usado. Ou seja, a junta que será soldada ao dispositivo precisam ser consideradas e projetadas para que o sistema reconheça quais os pontos que serão soldados e, assim, a repetitividade necessária para atender à produção aconteça.

Atualmente, existem diversos processos de soldagem diferentes, além da constante proliferação de metais e ligas utilizados. E todos esses pontos devem ser considerados no momento de escolha da tecnologia para a automação de soldagem.

A Pemamek oferece uma ampla gama de soluções para aindústria de óleo e gás, permitindo, assim, lidar de forma segura e eficiente com estrutura de ações pesadas e ligas não convencionais.

Exemplo disso são as soluções de automação de soldagem dedicadas para aplicações longitudinais tubulares, tubo a tubo, cotovelo a tubo e flange para conexões de tubulação. Outra capacidade é a de soldagem de paredes grossas e pesadas em cotovelos e montagens de tubos, como a soldagem de estruturas de válvulas.

Além disso, as soluções da Pemamekaumentam a confiabilidade da entregae melhoram o controle e a previsibilidade do custo de operação. Como resultado, há mais garantia de qualidade e segurança do produto final.

Para conhecer melhor nossas soluções de automação de soldagem, acesse o site da empresa.

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de Pemamek

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar