A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Câmeras inteligentes na indústria

Câmeras inteligentes: conheças as aplicações para a indústria!

Em busca de segurança e eficiência nos processos, as câmeras inteligentes ganham espaço nas indústriass. Esse sistema pode ser utilizado tanto para garantir a segurança interna, no que diz respeito à circulação de pessoas, quanto para o monitoramento dos produtos, primando por sua qualidade.

“Se uma esteira está fora do eixo, por exemplo, isso pode ser identificado com muito mais agilidade. Isso porque a situação é gravada e analisada em tempo real. Além disso, a própria câmera pode interagir com o mundo físico, mandando desligar uma máquina, acionar um sinal sonoro, um sinal luminoso, etc.”, comenta o diretor administrativo MVISIA, Fernando Paes Lopes.

Câmeras Inteligentes na área da segurança

No quesito da segurança, as câmeras inteligentes auxiliam na verificação da circulação de pessoas na fábrica, em especial em áreas restritas. Cabe ressaltar que o sistema detecta o uso de equipamentos de segurança de forma correta.

“Há fábricas que exigem o uso de EPIs como capacetes, bota, entre outros. Nesses casos, as câmeras auxiliam na verificação, observando se esses requisitos estão sendo cumpridos corretamente”, explica Lopes.

A tecnologia pode ser aplicada, ainda, para controlar horários de entrada e saída de pessoas tanto de áreas restritas como em áreas de maior movimento. Isso é especialmente relevante se houver algum episódio que precise ser investigado.

Câmeras Inteligentes vs. qualidade dos produtos

Na área da qualidade, mediante a análise das câmeras, é possível verificar se o produto está fora de um padrão estabelecido. Desde a forma até se há algum defeito, diferenças na coloraçãox, etc. Tudo o que for de aspecto visual, a câmera consegue mostrar com muito mais velocidade e assertividade do que se essa observação fosse feita por uma pessoa. Ou seja, com o auxílio das câmeras inteligentes, fica mais fácil olhar diversas vezes e observar o detalhe dos processos.

O diretor administrativo da MVISIA cita um exemplo prático proveniente da indústria do agronegócio. “Tomate, muda de flor e de eucalipto são produtos que, para avaliação da qualidade, são tiradas fotos. As fotos servem para verificar se estão todos em um mesmo padrão. Não estando, retira-se o produto que está fora do padrão de qualidade desejado. Assim, é possível manter a homogeneidade e a qualidade do produto disponibilizado ao cliente”, pontua.

Câmera Inteligente: benefícios

Um dos grandes benefícios do uso das câmeras inteligentes é a redução de custo. Isso porque retiram-se pessoas de um processo que é bastante cansativo e repetitivo. Dessa forma, diminui-se o erro, já que o trabalho passa a ser feito pela máquina, programada para a função.

Além da diminuição dos custos, observa-se um aumento da velocidade da produção, pois a análise passa a ser mais rápida. Outro ganho é a qualidade do produto final, pois o olhar das câmeras inteligentes resulta em um produto padronizado.

Como se pode observar, as novas tecnologias chegam para atuar de forma preventiva e proativa. Ou seja, se antes os sistemas de monitoramento eram acionados apenas após a ocorrência de um furto ou identificação de um falha, hoje a estratégia é outra. É possível realizar análises em tempo real que evitem os problemas. As câmeras fazem com que, simultaneamente, situações sejam vistas, gerem alarmes, parem máquinas, recolham produtos, etc.

Você já conhecia essas aplicações e benefícios das câmeras inteligentes? Pensa em adotar esse recurso em sua indústria? Deixe sua mensagem nos comentários.

Logística 4.0

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar