A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Câmeras termográficas

Câmeras termográficas na indústria: entenda as aplicações

As câmeras termográficas são recursos valiosos para a manutenção preditiva, ajudando indústrias de todos os segmentos. Saiba mais!

As câmeras termográficas são recursos valiosos para a manutenção preditiva, ajudando indústrias de todos os segmentos a detectarem antecipadamente potenciais problemas em seus parques fabris.

Assim, é possível auxiliar na inspeção dos sistemas elétricos, mecânicos, estruturais e de qualidade dentro de uma instalação industrial. Com isso, evitam-se paradas não programadas e a consequente queda produtiva. Além disso, a atuação se torna mais segura e eficiente no chão de fábrica.

Desse modo, as principais aplicações das câmeras termográficas são as inspeções e manutenções preditivas. Por isso, elas se dão em diferentes áreas da indústria, tais como:

  • - Sistemas elétricos: quadros de distribuição, conexões, cabos, transformadores, cabines primárias e subestações.
  • - Sistemas mecânicos: motores, polias, redutores, correias transportadoras e todos os sistemas rotativos.
  • - Sistemas de aquecimento/resfriamento: aparelhos de ar condicionado, aquecedores e trocadores de calor.
  • - Qualidade de fabricação: monitoramento térmico e sistemas de visão.
  • - Detecção de emissões fugitivas: câmeras termográficas especiais possibilitam a inspeção para detecção de vazamento de gases inflamáveis e tóxicos.
  • - Monitoramento de incêndio: prevenção de incêndios de pátios de combustíveis, pilhas de resíduos, estoque de matéria-prima e produtos acabados e de matérias em geral que ofereçam risco potencial de combustão espontânea.

Exemplos da indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, por exemplo, as câmeras termográficas auxiliam no controle de temperatura de produtos perecíveis. Isso acontece durante todo o processo de produção, transporte, armazenamento e vendas.

Nesse contexto, com o uso das câmeras, é possível realizar medições de temperatura automáticas sem contato em muitas aplicações de processamento de alimentos. Ou seja, abre-se a possibilidade de antever problemas de qualidade que possam levar a doenças provocadas por alimentos contaminados. Assim, o controle se torna mais rígido.

Principais benefícios trazidos pelas câmeras termográficas

A detecção antecipada de problemas potenciais é, de fato, um dos grandes benefícios da termografia. É o que explica o gerente de vendas na América Latina da Flir Systems, Inc., Márcio Goes.

"Com a informação antecipada trazida pelas câmeras termográficas, é possível prevenir falhas de um sistema. Com isso, as decisões podem se basear em dados precisos e em tendências. Assim, economizam-se recursos e evitam-se paradas não programadas e manutenções corretivas que poderão ser bastante onerosas e prejudicar o cronograma produtivo", destaca.

Além disso, vale ressaltar outro benefício bastante importante na área da prevenção de acidentes, como informa Goes.

“No monitoramento de ativos, por meio das câmeras fixas ou de fugas de gases, a prevenção de incêndios, intoxicações ou paradas não programadas de sistemas elétricos e mecânicos se torna uma tarefa mais fácil e menos perigosa para as indústrias”, enfatiza o especialista.

Você já conhecia esses benefícios e aplicações das câmeras termográficas? Pensa em utilizar esses recursos em sua empresa? Tem alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

Servo prensas

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar