A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

robo-colaborativo-expomafe-a-voz-da-industria

Destaque da EXPOMAFE, novo robô manipula peças em 1/3 de segundo

O segmento de robótica está sendo bem representado na EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial que termina hoje, 13 de maio, no São Paulo Expo.  Entre as novidades apresentadas pelas 10 marcas presentes no evento, uma delas se destaca como uma boa oportunidade para as indústrias de manipulação e peças pequenas, principalmente.

Exposto pela primeira vez no Brasil, o robô IRB 910SC, da linha SCARA, fabricada pela multinacional suíço-sueca ABB, chama atenção por ser rápido, econômico e preciso. Isso porque foi projetado para atender uma grande variedade de aplicações que requerem movimentos ponto a ponto rápidos e repetitivos, tais como manuseio, carga/descarga de máquinas, paletização, despaletização e montagem de componentes. “Ele consegue trabalhar em três turnos, 24 horas por dia, sem parar. Além disso, é ideal para a manipulação de peças pequenas e a montagem de equipamentos eletrônicos, sendo bastante utilizado pela indústria de alimentos”, ressalta Daniel de Faria Diniz, gerente de desenvolvimento da ABB.

O novo integrante do portfólio de robôs pequenos da companhia também possui carga útil máxima de 6kg e está disponível em três composições diferentes. Todas elas apresentam design compacto, diferentes comprimentos de braço articulado e alcance individuais de 450 mm, 550 mm e 650 mm, além de proteção contra poeira e líquidos. “Ele é de altíssima velocidade e precisão. Consegue fazer cada ciclo de manipulação (tirar uma peça de um ponto e colocá-la em outro) em 1/3 de segundo. Mas o robô é de baixo custo para a indústria, pois é um modelo de construção simples. Além disso, ao utilizá-lo, você dispensa a utilização de outros robôs devido à sua extrema rapidez”, afirma. O IRB 910SC é um dos robôs mais vendidos do mundo, importado para o Brasil, mas a instalação na indústria e a manutenção são nacionais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar