A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

expomafe-demonstrador-manufatura-avancada-a-voz-da-industria

EXPOMAFE apresenta Demonstrador da Manufatura Avançada exclusivo

A EXPOMAFE vai apresentar a seus visitantes, durante os cinco dias de feira (de 9 a 13 de maio), no São Paulo Expo, um Demonstrador da Manufatura Avançada exclusivo. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado, pela primeira vez no Brasil, durante a FEIMEC 2016 - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.

A Manufatura Avançada - também chamada de Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente - caminha a passos largos no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas, em especial para fabricantes de pequeno e médio portes.

Porém, com o ciclo de produção montado na feira, os visitantes poderão ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática - Módulos Autônomos de Produção, Comunicação Máquina a Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e outras características - e tirar dúvidas com especialistas.

Para exemplificar de forma concreta todos esses conceitos, o Demonstrador da Manufatura Avançada vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados, o dobro do que foi produzido na FEIMEC. O acessório produzido evidencia uma das principais características da Indústria 4.0: a customização.

Na prática, os convidados da feira receberão um QR-Code para solicitar a produção personalizada de seu porta-celular. O sistema faz a leitura do código enviado por e-mail na tela do smartphone do “cliente”, que ainda pode escolher entre três opções de cores – azul, vermelho ou verde – e digitar um texto a ser gravado no acessório. Ao final da linha, o visitante se identifica pelo mesmo QR-Code para retirar seu produto personalizado.

Módulos

O Demonstrador de Manufatura Avançada da EXPOMAFE é composto por módulos que executam suas operações de forma totalmente autônoma, mas sincronizada com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha.

O conjunto é orquestrado pelo M.E.S. (Manufacturing Execution System), programa que gerencia todo o ambiente de produção. A linha está organizada em:

Módulo de entrada de ordens: Totem onde o visitante convidado se identifica pelo QR-Code recebido no e-mail e dá início ao processo de produção do porta-celular. É nesta etapa que ele seleciona a cor e o texto, e seu aparelho é escaneado para customização do encaixe no acessório.

Módulo de usinagem: Composto por dois centros de usinagem, um armazém de matérias-primas (blanks de resina), um robô de alimentação e retirada de peças no processo usinagem por meio de um sistema de manipulação e posicionamento.

Módulo de solda: Composto por um magazine de peças metálicas (aço inox), um robô de solda e um robô para alimentação e descarga das peças soldadas.

Módulo de gravação a laser e multipinos: Ambos alimentadas por robôs.

Módulo de montagem e saída: Etapa onde um robô colaborativo retira da esteira automatizada o produto personalizado, executa a montagem final e entrega ao cliente, a partir da sua identificação por meio do mesmo QR-Code da entrada.

Ao lado das máquinas, equipamentos e sistemas de controle e comunicação envolvidos, uma competência importante para o desenvolvimento do projeto foi a intervenção de Design de Produto, na criação do porta-celular de acordo com os requisitos do processo de fabricação envolvidos no conceito da Manufatura Avançada. Além de customizado, o acessório ainda oferece como diferencial a ampliação do som, obtida por um processo mecânico inerente ao seu design.

O projeto do Demonstrador da Manufatura Avançada foi desenvolvido pela ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o SENAI-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, além de apoio da Informa Exhibitions, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar