A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Set 6 - Stainless Steel
Set 6 - Stainless Steel

Mais produtividade, menos custo: motivos para usar corte a plasma

O corte a plasma evoluiu muito nos últimos anos. Com o avanço tecnológico, indústrias como as de transporte, agricultura, de estrutura metálica e naval têm aumentado a qualidade e a velocidade de corte, além de melhorar a produtividade.

Para gerentes e diretores de produção o uso do corte a plasma também representa um avanço, pois mostra uma redução no custo operacional. Alguns fatores que influenciam a melhora na produtividade e lucratividade são:

  • Velocidade de corte mais rápida
  • Maior vida útil do consumível
  • Maior qualidade de corte
  • Aumento da consistência no corte

Quer conhecer mais sobre os benefícios proporcionados pela alta tecnologia no corte a plasma? Siga com a leitura deste artigo exclusivo e descubra.

Corte a plasma para todo tipo e variação de material

Aço-carbono, aço inoxidável, alumínio ou, até mesmo, metais enferrujados e sujos:  a tecnologia de corte a plasma consegue cortar todo tipo de material.

Suas bordas ainda são mais suaves quando comparadas com o laser de fibra, especialmente ao cortar materiais com espessura superior a 10 mm. Além disso, consegue manter as tolerâncias das classes 1 e 2 da ISO 9013 e a qualidade de corte nas faixas 2 e 3 da ISO 9013 de, aproximadamente, 0,5 mm.

Vale dizer que, com as novas tecnologias, o corte a plasma não apresenta mais dois grandes problemas que eram vivenciados até então: a conicidade acentuada e os entalhes no interior do furo (conhecidos como afundamentos ou cavidades). Hoje em dia, o plasma consegue cortar furos e deixá-los prontos para receber parafusos.

Alta velocidade e baixo custo

As novas tecnologias de corte a plasma podem cortar materiais de 10 mm duas vezes mais rapidamente do que um laser de fibra de 4 kW, por exemplo. Quando se aumenta a corrente e a espessura do material, a diferença fica ainda maior, tornando-se uma excelente escolha para aumentar a produtividade.

Além disso, outro grande benefício das tecnologias modernas para corte a plasma está em o custo estimado ser de 3 a 4 vezes menor do que um sistema de laser. E isso vale para uma máquina de alta qualidade, capaz de cortar 25 mm em velocidades superiores a 1.900 mm/min.

Gestão inteligente atrelada ao corte a plasma

Como a tecnologia para o corte a plasma evolui muito nos últimos anos, as máquinas contam com uma série de diferenciais atrelados. É possível, por exemplo, encontrar opções com Wi-Fi que possibilitam conectar o equipamento com o seu computador ou smartphone. Dessa forma, é possível configurar o processo e monitorar os sistemas de forma remota. Uma excelente opção para os gestores acompanharem o dia a dia da produção.

Além disso, as máquinas contam com sensores que fornecem informações e diagnósticos de monitoramento avançado. Assim, é possível identificar defeitos com grande agilidade e atuar de forma preventiva para otimizar a produção.

Por fim, há uma grande integração entre o software dos equipamentos e o plasma. Com isso, o ajuste de chanfro é feito de forma automatizada, o que permite cortar e fazer os tipos mais comuns de chanfro da sua mesa de corte.

Onde encontrar todos esses novos recursos e possibilidades

Quando falamos de melhorar os níveis de qualidade e produtividade com corte a plasma, temos de lembrar do sistema XPR300™, da Hypertherm.

Visto como o maior avanço na tecnologia de corte a plasma mecanizado de todos os tempos, o sistema aumenta recursos e oportunidades de maneiras que não eram possíveis antes.

Com a qualidade de corte X-Definition™ para aço-carbono, aço inoxidável e alumínio, o sistema XPR300 aumenta a velocidade de corte e minimiza custos operacionais. Exemplo disso é o seu funcionamento com o mínimo de intervenção do operador, sem comprometer o desempenho e a confiabilidade do resultado final.

O sistema de corte a plasma XPR170 ainda oferece processos X-Definition™ que cortam desde espessuras muito finas até as médias.

Sobre as facilidades de uso desse sistema, destacamos 5 itens:

  • Operação intuitiva e monitoramento automático;
  • Controle total de todas as funções e configurações por meio do CNC;
  • Monitoramento automático do sistema e códigos específicos de localização de defeitos para melhores solicitações de manutenção e serviços;
  • Cabo da tocha e conexão de tocha manual ao receptáculo para troca rápida e simples;
  • Wi-Fi na fonte de alimentação para conectar a dispositivos móveis e LAN para realizar monitoramento e serviço de vários sistemas.

Em relação ao aumento de produtividade e diminuição dos custos operacionais, podemos dizer que o sistema XPR170, da Hypertherm, apresenta 5 vantagens significativas:

  • Velocidades de corte mais altas em materiais mais espessos;
  • Aumento significativo na vida útil do consumível em aplicações de aço-carbono;
  • Capacidade de perfuração de material espesso maior do que os sistemas a plasma da concorrência;
  • A proteção contra erros de redução gradual aumenta consideravelmente a vida útil do consumível,
  • Monitoramento automático do sistema e códigos específicos de localização de defeitos para manutenção e solicitações de serviço aprimoradas.

Quer conhecer mais sobre essa revolucionária tecnologia de corte a plasma? Acesse o site da Hypertherm e conheça as soluções em tecnologia do corte a plasma.

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de HYPERTHERM.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar