A Voz da Indústria faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Polímeros de alta performance na indústria

Polímeros de alta performance são alternativa ao metal na indústria

Indicados especificamente para peças de movimentação, polímeros de alta performance podem substituir o metal e otimizar a produção. Autolubrificados e resistentes, as peças reduzem a necessidade de manutenção, os custos de troca e o tempo de máquinas paradas.

Segundo Lisiane Diehl, orçamentista técnica da Igus, o sistema apresenta vantagens para peças de modificação de todo tipo de maquinário industrial. "O desgaste das peças é muito menor e não há necessidade de trocar o eixo, porque não há corrosão", comenta. Dessa forma, as peças produzidas com o material podem lidar com sujeiras sem travar e atuar em ambientes úmidos sem corroer.

Economia de custos, tempo e riscos

Sem necessidade de manutenção ou de paradas para lubrificação, o material otimiza a produtividade da indústria. "Os polímeros contam com microesferas internas que liberam lubrificação conforme o movimento começa. Isso mantém o coeficiente de atrito constante, evitando o desgaste da bucha", explica Diehl.

A substituição do metal pelos polímeros de alta performance pode ser uma opção também em indústrias com nível de exigência alto, como a alimentícia e a farmacêutica. "Nosso material não contamina a linha de produção. Muitas de nossas buchas poliméricas são certificadas como seguras para indústrias de alto risco, como materiais cirúrgicos e de alimentos", enumera.

As peças também podem ser utilizadas na montagem de impressoras 3D, garantindo que o sistema não trave durante a impressão. Assim, não há necessidade de interromper ou reiniciar o processo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar