A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Escola Móvel Da Indústria 4.0 Senai Expomafe

Produtos, processos e pessoas: prepare-se para a indústria 4.0

A Escola Móvel da Indústria 4.0, promovida pelo SENAI, reforça os pilares da quarta revolução industrial e prepara sua indústria para ela

Presentes na EXPOMAFE 2019, o SENAI traz ao público uma unidade móvel equipada com protótipos e maquetes que ajudam a ilustrar os conceitos da indústria 4.0. São plantas, demonstrativos, vídeos, impressoras 3D e outros equipamentos em pleno funcionamento.

"Estamos apresentando aqui uma planta conceito da indústria 4.0. Trouxemos tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D... Dentro dessa planta, realizamos a montagem de um dispositivo personalizado, do início ao final do processo. Todo o procedimento é rastreado e um gerenciador guarda o histórico da produção", comenta Felipe Siqueira Martins, coordenador do SENAI.

Tecnologia escalável para diversas necessidades

Todas as soluções apresentadas na Escola Móvel podem ser aplicadas para indústrias de todos os portes. "Toda a tecnologia industrial que temos aqui pode ser utilizada desde o micro produtor até as grandes empresas", comenta Martins.

Para o coordenador, é importante compreender a dor de cada empresa para, assim, encontrar a solução adequada. "Hoje, o nosso visitante não vem buscar tecnologia. Ele vem buscar uma forma de ser mais produtivo, de reduzir custos, etc. Após a feira, nós agendamos um diagnóstico junto a empresa, para identificar oportunidades de implementação tecnológica que funcionem para sua realidade", completa.

Três pilares para a indústria 4.0

Segundo Martins, três pilares são decisivos para preparar a sua empresa para a indústria 4.0. "Não adianta ter um bom produto e bons processos se a empresa não tem pessoas qualificadas. Da mesma forma, não adianta ter pessoas qualificadas sem processos eficientes de produção", exemplifica.

Pensando nisso, o SENAI aposta em cursos EAD, pós-graduações focadas em indústria 4.0 e na Escola Móvel, que comporta até 16 alunos por vez e pode levar o curso diretamente na planta da fábrica do cliente.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar