A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

abb-robotica-feimec

Segmento de robótica tem novas tecnologias para otimizar produção com inteligência e segurança

Robôs colaborativos, inteligentes e altamente produtivos estão sendo apresentados nesta segunda edição da FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos. Diante da transformação digital proporcionada pelo conceito da Manufatura Avançada e da retomada da economia nacional, muitas empresas estão desenvolvendo tecnologias a favor da eficiência e da segurança no chão de fábrica.

É o caso da Stäubli, que lança sua nova linha de robôs TX2, de seis eixos, voltados para a manufatura de alto volume, as aplicações da Indústria 4.0 e a colaboração entre humanos e robôs em todas as condições de produção imagináveis. Os novos robôs são oferecidos em seis modelos de série e têm a capacidade de manipular cargas entre 1,7 e 20 quilos, com um alcance entre 515 e 140 milímetros. Além disso, eles possuem um codificador que cumpre requisitos de segurança do setor.

Também presente na FEIMEC, a ABB apresenta sua nova linha de robótica. Além do robô colaborativo YuMi®, de braço duplo, projetado para trabalhar com segurança ao lado das pessoas em tarefas de montagem de peças pequenas, sem o uso de barreiras de segurança, a empresa traz um robô de soldagem novo para o mercado brasileiro – o IRB 1660ID –,  que foi projetado para fazer aplicações de soldagem, comuns na fabricação de automóveis, que exigem movimentos rápidos, repetitivos e extremamente precisos.

Empresa do segmento de robótica industrial, a Kuka Roboter trouxe para a FEIMEC seis robôs de diferentes portes. Entre eles, robôs que mostram o sincronismo de movimentação, com imagens de telas de led, e outro que faz entrega de brindes , por meio de um joystich.

O objetivo das apresentações é mostrar as vantagens do uso desse tipo de máquina no processo industrial, como  redução de custo de operação, alto desempenho, aumento de produção, redução de consumo de energia, segurança e qualificação de mão de obra.  A empresa faz, ainda, demonstrações do robô colaborativo LBR iiwa, que atende em 100% as Normas de Segurança NR-12.

Na feira, é possível conferir, também, o “robô barman” – no estande da Yaskawa Motoman. De alta durabilidade, suas principais características são sensores de torque redundantes em cada um de seus seis eixos e um design que não permite pontos de esmagamentos, tornando-o confiável e apto para trabalhar de maneira segura lado a lado com os operadores no dia a dia.

A visitação à FEIMEC é gratuita e o credenciamento continua aberto a todo o público do setor de máquinas e equipamentos neste sábado, 28 de abril, no São Paulo Expo, com traslado gratuito da estação Conceição do metrô e do aeroporto de Congonhas.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar