A indústria investe constantemente em novas técnicas de produção, acabamento, movimentação, etc. Atualmente, foca com prioridade também no processo de pintura, com novos e mais modernos equipamentos e técnicas aplicadas.

Dentro disso, está a automação das linhas. Confira detalhes dessa tecnologia na pintura a seguir.

Produtividade e qualidade na pintura

A automação das linhas de pintura na indústria inclui o processo eletrostático a pó. Tal  adesão por parte das empresas pode ser considerada como uma estratégia, a fim de melhorar os resultados por meio do aumento da produtividade e entrega de melhor qualidade. Além disso, a automação tende a reduzir o tempo de payback.

Segundo Marcelo Camargo, Engenheiro e Diretor da Cetec, a transição da indústria do processo manual para a automação da pintura industrial se torna cada vez mais vantajosa, principalmente, quando a área a ser pintada manualmente ultrapassa 1 m2/minuto.

“Se a linha de produtos possui geometria simples e cores reduzidas, a automação pode ser implementada rapidamente, trazendo eficiência e economias significativas”, explica.

Quais são os benefícios da automação na pintura industrial?

De acordo com Marcelo, uma linha manual típica necessita de três a quatro profissionais. Ou seja, enquanto um pendura a peça, outro pinta e o terceiro leva e traz (movimentação). Já um quarto integrante da equipe retira o material da estufa e desmonta a gancheira.

Em contrapartida a esse esquema, a linha automática de pintura consegue operar com apenas dois colaboradores. Ao passo em que um pendura a peça, o outro retira.

O objetivo aqui é otimizar significativamente os custos operacionais. E, segundo o engenheiro, a automação promete e cumpre.

Investimentos – custo-benefício

Para o especialista da Cetec, com relação aos investimentos na automação da pintura industrial, se considerarmos uma empresa que gasta em torno de R$ 120 mil por mês em processos de pintura, o investimento em uma linha automática de R$ 900 mil é recuperado em aproximadamente oito meses.

Isso porque, segundo ele, “o cálculo do payback leva em conta a economia com a mão de obra e a maior eficiência do processo”.

Garantias da automação na pintura industrial

“A automação oferece outros benefícios importantes. Por exemplo, ela garante uniformidade de camada”, destaca Marcelo. Isso significa que o processo automatizado assegura uma qualidade mais consistente a todas as peças.

Fora isso, tende a reduzir o desperdício de insumos, bem como otimizar o consumo de tinta e ainda acelerar o processo de pintura em si. Como resultado, há um aumento significativo da produtividade.

E o engenheiro ainda chama a atenção para as questões em prol do meio ambiente. “Em paralelo a tudo isso, a recuperação automática da tinta minimiza perdas e maximiza o uso dos recursos, tornando o processo mais sustentável”. E continua: “a automação estabelece um ritmo acelerado de produção, seguindo o princípio de Henry Ford”.

A pintura industrial compreende diversos processos que são benéficos às indústrias em suas segmentações.

Acompanhe A Voz da Indústria e fique a par dos demais equipamentos e técnicas aplicadas na produção industrial!