A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Engajamento de equipes e transformação digital na indústria

TAG: Gestão
engajamento de equipes na indústria
Saiba qual é a importância do engajamento de equipes em um processo de transformação digital que está em curso no setor industrial.

Manter o engajamento de equipes no setor industrial representa um desafio constante por parte de muitos gestores, requerendo um olhar sempre estratégico para a gestão de pessoas na indústria.

Esse processo de engajamento de equipes vem se tornando ainda mais importante em um ambiente onde as indústrias estão, cada vez mais, vivenciando a transformação digital, representada por uma evolução estrutural, capaz de automatizar metodologias e técnicas facilitadoras do dia a dia da indústria.

Porém, não são raros os casos em que mesmo os melhores processos de transformação digital utilizados na indústria acabam falhando. Isso ocorre, dentre outros motivos, por falta de engajamento das equipes.

Assim, para realmente dar certo, a transformação digital exige que os colaboradores sejam parceiros da indústria, afinal serão eles os responsáveis por colocar em prática as novas tecnologias que contribuam com a transformação da indústria.

Falhas no engajamento: influência direta na transformação digital

Todas as inovações relacionadas à transformação digital têm, por característica, impactar diretamente a atuação e rotina de todo tipo de processo industrial.

Na indústria, o processo de transformação digital se traduz pelo uso de ‘Sistemas Ciber-Físicos’ na produção industrial, ou seja, utiliza-se um conjunto de softwares e aplicações que interagem com as pessoas e com todos os processos da indústria.

Todo esse movimento também influencia diretamente sobre o potencial de qualificação de profissionais aptos para atuar na “Indústria 4.0”.

Porém, para que essa transformação atinja os resultados desejados, é exigido constante engajamento de toda a equipe de trabalho. Entretanto, não é sempre isso que acontece, visto que a falta de engajamento dos colaboradores é extremamente crítica em processos em que se pretende implementar processos de transformação digital.

No setor industrial, ou em qualquer setor, não se trata engajamento simplesmente com tecnologia ou com processos, e sim com pessoas”, diz Bill Moraes, VP da FranklinCovey.

Assim, o líder tem o papel importantíssimo de criar um ambiente em que as pessoas se sintam valorizadas e parte de uma equipe que entrega resultados, contribuindo para algo que tem significado.

Engajamento de equipes: compromisso para com a indústria

Toda equipe que seja engajada com os propósitos da empresa precisa necessariamente ter compromisso com os valores do negócio, além de determinação e colaboração mútua.

Diante desse proposto, no caso das indústrias, o engajamento da equipe pode ser traduzido diretamente em contribuições voluntárias para um melhor plano e execução da estratégia - ou seja, quando a contribuição é feita sem necessariamente o controle do líder.

Neste contexto, para melhorar o funcionamento global da atividade, os responsáveis pela gestão de pessoas na indústria precisam estar em busca constante por colaboradores pró-ativos, que sejam mais produtivos e que tenham características de liderança.

Certamente, essas qualidades são potencializadas quando o indivíduo está engajado com a missão da indústria, principalmente diante de processos de transformação digital. Para Moraes, todo esse engajamento, inclusive, contribui para aumentar o retorno dos acionistas.

Segundo uma pesquisa da FranklinCovey feita com mais de 2000 líderes no mundo todo, o retorno aos acionistas quando os níveis de engajamento e confiança são mais altos é até três vezes maior”, diz.

4 dicas para melhorar o engajamento de equipes na indústria

Para que a gestão de pessoas na indústria seja a melhor possível, e o engajamento de equipes diante da transformação digital atinja os efeitos esperados, o VP da FranklinCovey indica 4 dicas bastante importantes.

  1. Estabelecimento de um ambiente baseado em muita confiança. “Com isso, as pessoas criam transparência, confrontam a realidade e esclarecem expectativas”;
  2. É preciso que a indústria tenha um propósito ou visão mais envolventes. “Cada pessoa/profissional precisa conseguir ver a si mesmo contribuindo para uma visão compartilhada da indústria";
  3. Execução de estratégias baseadas no foco, engajamento, novos comportamentos e prestação de contas.
  4. Desenvolvimento do potencial inexplorado de cada colaborador. “O líder e a equipe devem realizar perguntas para que cada pessoa crie independência em alcançar os resultados, sejam eles pessoais ou de toda a equipe”, completa.

Por fim, é importante salientar que, ao aumentar o engajamento de equipes, os colaboradores se sentirão mais motivados e focados, levando a atividade a atingir melhores resultados globais, principalmente diante do processo de transformação digital, que está em curso nas indústrias.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar