A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

QR Code para indústrias

QR Code para indústrias: conheça benefícios e aplicações

Veja quais são as principais aplicações e maiores benefícios da implementação do QR Code para indústrias.

Em um setor altamente competitivo, como o industrial, a exigência por agilidade e assertividade é crescente. Neste cenário, a adoção de QR Code para indústrias vem contribuindo com o gestor para a solução de variadas necessidades.

Popular em muitos setores, o QR Code vem garantindo praticidade, rapidez e segurança. Com essa popularização, o QR Code também vem trazendo vantagens ao setor industrial, facilitando a manutenção, melhorando a comunicação e ajudando sistemas que atestam a qualidade de produtos.

Para saber mais o que é essa tecnologia e os benefícios do QR Code para indústrias, conversamos com Winicius Soares da Silva, promotor técnico da Reymaster Materiais Elétricos. Confira!

QR Code: como funciona essa tecnologia?

Código de resposta rápida: esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code).

Considerado a evolução do código de barras — que existe desde 1970, e revolucionou a identificação de produtos – o QR Code tem o diferencial de ser apresentado em um gráfico 2D – vertical e horizontal, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones.

Dessa forma, o QR Code é um tipo de protocolo de código de barra com função bidimensional. “Esse código foi desenvolvido no Japão em 1994 pela Denso Wave (empresa do grupo Toyota), com intuito de rastrear as peças produzidas pela companhia”, explica Winicius Silva.

A Denso-Wave, quando criou esse código, o fez para facilitar a classificação de peças de carros. Mais recentemente, ele passou a ser útil em outros segmentos, como o industrial em um sentido muito mais amplo.

QR Code para indústrias: aplicações e benefícios

No setor industrial, as aplicações do código bidimensional são variadas. Segundo o promotor técnico da Reymaster, as aplicações do QR Code para indústrias vão desde uma simples busca de arquivo na nuvem até a liberação de acesso na portaria para colaboradores e visitantes.

Winicius Silva explica ainda que o QR Code pode ser usado em todos os setores dentro de uma indústria: “esse sistema é muito usado em almoxarifado, motores e máquinas no geral, seja para simples classificação ou manutenção”.

Quanto aos benefícios principais, Winicius cita a agilidade e a rastreabilidade como os mais importantes. Para entender isso, imagine que, ao apresentar não conformidade de uma esteira na linha produção, para acionar a equipe de manutenção e suprimentos o operador precise abrir um chamado por e-mail, descrevendo o problema.

Quanto tempo levaria para esse chamado ser atendido?

Agora, imagine abrir esse chamado em tempo real, com apenas uma leitura do QR Code, realizado por qualquer smartphone: muito mais ágil e rápido.

“Com o QR Code para indústrias, todos os envolvidos poderão visualizar essa não conformidade ao mesmo tempo, gerando dashboard e permitindo que as decisões sejam mais precisas e baseadas em dados”, explica Winicius.

Portanto, o principal benefício do QR Code para indústria é, sem dúvida, a maior velocidade da informação.

Como adotar o QR Code para indústrias corretamente?

Por se tratar de um código aberto, as possibilidades em QR Code para indústrias são vastas e baratas, sendo possível utilizar sites dedicados ou até mesmo organizar as informações por meio de uma simples planilha de dados.

Mas, para saber onde usar o QR Code dentro da indústria de uma melhor forma, Winicius indica que é preciso considerar quais são os objetivos:

“Tudo depende quais são os objetivos da indústria. Uma indústria que pretende se adequar aos meios de comunicação ou a exigência de rastreabilidade atuais por exemplo, pode aplicar o QR Code como start para essa nova realidade chamada IOT (INTERNET DAS COISAS)”.

Vale ressaltar que o maior investimento não ocorrerá com a implementação do QR Code para indústrias em si, mas com um sistema que seja capaz de gerir todo tipo de informação e arquivos.

O promotor técnico da Reymaster Materiais Elétricos também acha fundamental adotar boas impressoras para etiquetas mais resistentes. “O QR Code para indústrias é um pouco diferente, pois exige performance e resistência”.

Por isso, a Reymaster, em parceria com a Brother Brasil, tem realizado um trabalho de campo nas principais indústrias do Paraná e Santa Catarina, levando essa solução através de etiquetadoras/rotuladoras industriais, com as quais é possível gerar etiquetas com QR Code inserindo as principais informações e link para acesso ao equipamento.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar