A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

publieditorial_multmotores_03.jpg

Servomotores: serviço de manutenção e diagnóstico de falhas

Os servomotores são equipamentos eletromecânicos responsáveis pela precisão e pelo movimento de máquinas, robôs e equipamentos especiais.

Os servomotores são equipamentos eletromecânicos industriais aplicados em linhas de produção. Eles exigem alta performance e produtividade, justamente por serem responsáveis pela precisão e pelo movimento de máquinas, robôs e equipamentos especiais. Em contrapartida, seus cuidados para manutenção devem ser bastante rigorosos. Quando os servomotores são usados de forma correta, eles podem trabalhar até mais de 10 anos sem manutenção.

A aplicação dos servomotores é vasta, portanto, eles podem trazer benefícios para diversos segmentos, como alimentício, farmacêutico, bebidas, metalúrgicas, plásticos e borrachas.

Quer conhecer mais a fundo sobre o equipamento e suas necessidades de manutenção? Então, não deixe de ler este artigo.

Manutenção em Servomotores

No Brasil, a operação de compra de um novo servomotor para substituir um equipamento danificado pode ser inviável devido ao alto custo envolvido na compra, uma vez que é preciso considerar os impostos e os prazos de importação. Portanto, a demanda de reparos pode chegar em níveis que envolvem a troca de ímãs, ou seja, a reconstrução do motor, e a magnetização. Sendo que esses serviços praticamente não são realizados no exterior.

Outro ponto importante é que em nosso país cerca de 99% dos servomotores são instalados em equipamentos importados. O dado representa a dificuldade para comprar peças de reposição que, muitas vezes, se torna uma atividade inviável.

Como são equipamentos caros, especialmente quando comparados a motores elétricos ou de passo, na maioria dos casos, é mais vantajosa a compra de uma solução de reparo completa, oferecida por empresas especializadas na atividade, sendo que a Multmotores oferece garantia de 180 dias.

Como diagnosticar falhas

Ao contrário do que se acredita, é possível realizar testes específicos em bancada para diagnosticar problemas nos servomotores. Com isso, a tomada de decisões também se torna mais eficaz em relação a realizar uma manutenção interna ou enviar para reparos externos. Permitindo que a empresa não precise realizar investimentos altos fora da previsão orçamentária.

Uma vez realizados e testados em bancadas é possível apontar a melhor solução. Sendo que, nos casos de desmontagem para reparo, é preciso de total atenção para o processo, especialmente no ajuste de sincronismo do elemento feedback. Afinal, caso o procedimento não seja realizado corretamente, podem surgir outros problemas, como vibração, sobrecorrente, excesso de temperatura, disparo, entre outros.

Para entender mais sobre o diagnóstico de falhas, o fluxograma apresenta 4 etapas para os testes em servomotores. Veja:

publieditorial_multmotores_01.jpg

Parceiro para indústrias que não podem parar

publieditorial_multmotores_02.jpgO grupo Multmotores e Zucotec é especializado em soluções preventivas, corretivas e preditivas com assistência técnica em campo para servomotores, motores CC/CA grande porte, motores especiais e demais equipamentos eletrônicos industriais. O grupo investe na qualificação permanente de seus colaboradores, contando com uma equipe técnica altamente qualificada e com larga experiência, apta a atender uma ampla variedade de serviços.

Em conjunto a essas empresas está a Robótica SP, especializada na comercialização de robôs usados, projetos de automação e manutenção em robôs, atendimento técnico e fornecimento de peças para robôs ABB, KUKA, Fanuc e Motoman, serviços de manutenção, treinamentos, programação, peças de reposição novas ou usadas, reformas de placas eletrônicas, cabos e outros serviços.

Todas possuem soluções diversas para garantir a manutenção e melhoria do processo de produção, agregando novas tecnologias com custos reduzidos.

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de MULTMOTORES

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar