A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Simpósio discute e apresenta casos reais de aplicação de Big Data na indústria

Article-Simpósio discute e apresenta casos reais de aplicação de Big Data na indústria

vdi-big-data

Ocorreu hoje, durante o primeiro dia da FEIMEC, o Simpósio Internacional de Excelência em Produção, realizado pela VDI-Brasil. Com o tema “Big Data Brasil – Digitalizando Competitividade”, o evento reuniu profissionais do setor para discutir sobre como a extração de valor do volume de dados armazenados melhora as decisões estratégicas e aumenta a competitividade das indústrias.

Big Data é um termo relativamente novo e hoje encontra-se no centro da discussão sobre qualidade, produtividade e competividade da atividade industrial. Trata-se do armazenamento e acesso a um grande volume de dados, mas o conceito e sua real aplicação vão muito além disso. A discussão não diz respeito à quantidade de dados obtidos e sim à qualidade de conclusões que você consegue abstrair dos dados que podem ser levantados com um custo cada vez menor.

A programação incluiu painéis de discussão de casos de aplicação real do Big Data em setores estratégicos, como Química e Farma, Alimentos e Embalagens e Indústria Metalomecânica. Os painéis são formados por especialistas da indústria e de universidades selecionados pelo VDI-Cluster Digitalização na Indústria.

Dentre os temas, destaca-se o painel de debate “Setor de aplicação Big Data: Indústria Metalomecânica. Moderado por João Delgado, diretor executivo de tecnologia da ABIMAQ, o debate teve a participação de Gabriel Natucci, analista de desenvolvimento da Bosch Brasil, Guiliano Alves, gerente de desenvolvimento de sistema da Mercedes-Benz e Dra. Ana Paola Braga, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Até 2020, estima-se que haja mais de 50 bilhões de coisas conectadas. Em relação a este dado, João Delgado faz uma observação: “O Brasil vai estar nesse jogo? Para isso, é preciso de infraestrutura. A Internet das Coisas só funciona se houver banda larga disponível, e que não caia. Para fazer qualquer solução, o brasileiro já mostrou que é capaz”, comenta.

Também foram debatidos assuntos relacionados a leitura e armazenamento de dados, e como essa transformação da indústria está modificando todo o setor.

A FEIMEC ocorre até o dia 28 de abril, no São Paulo Expo, e o credenciamento é gratuito.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar