Indústria 4.0 by TOTVS

Inteligência Artificial na indústria representa salto de rentabilidade

A Inteligência Artificial (IA) na indústria, por definição, é uma tecnologia de aprendizado que permite que máquinas sejam capazes de complementar ou substituir tarefas humanas, assimilando informações sobre suas atividades para realizá-las da forma mais eficiente possível.

Essa tecnologia é capaz de aumentar a produtividade e ganhos financeiros para a empresa – isto já é um fato consolidado. Mas muita gente ainda não sabe como isso acontece. Confira, a seguir, como a IA pode ajudar a indústria a aumentar sua rentabilidade.

Inteligência artificial na economia de recursos da Indústria 4.0

Uma das maiores vantagens que a Inteligência Artificial na Indústria 4.0 oferece é o aumento na economia de recursos. A redução de gastos que este tipo de tecnologia proporciona tem origem em diversos processos diferentes da indústria.

Por exemplo, do aumento da eficiência das tarefas que as máquinas passam a exercer, do maior controle de estoque e matérias-primas que a integração e gerenciamento de dados proporciona, e da redução de pausas e falhas da linha de produção que a manutenção preditiva oferece.

Cada uma destas funções é capaz não apenas de economizar recursos com despesas que podem ser evitadas, mas, também, de aumentar a produtividade da empresa como um todo – o que contribui ainda mais para o aumento da sua lucratividade e rentabilidade.

Oportunidades da Inteligência Artificial na indústria

Além de auxiliar no controle de gastos, a Inteligência Artificial na Indústria 4.0 também é capaz de aumentar a rentabilidade, contribuindo para a aceleração do desenvolvimento de novos produtos.

A Inteligência Artificial melhora o gerenciamento de dados e facilita a análise das informações referentes às demandas dos clientes, o que é essencial para a criação de estratégias de atração e produção de novas linhas.

Assim, ela facilita a elaboração de artigos inovadores que atendem às necessidades dos consumidores, aumentando o número de vendas e a fidelização dos clientes.

A relação da Inteligência Artificial com o funcionário humano

Outro aspecto que a Inteligência Artificial promete aprimorar é a gestão dos funcionários. Realizando as atividades mais mecânicas e substituindo processos manuais, as máquinas permitem que os trabalhadores foquem em tarefas mais complexas.

Com a integração dos sistemas, elas reduzem a ocorrência de falhas e retrabalhos em procedimentos de transferência de dados realizados em procedimentos de controle isolados.

“O uso da Inteligência Artificial e processamento de imagens também pode aumentar a segurança dos funcionários. Situações de risco podem ser identificadas pelo sistema de segurança, para imediatamente gerar alarmes”, diz Ricardo Alexandre Diogo, professor e coordenador da Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da PUCPR.

Você já conhecia o salto na rentabilidade que a Inteligência Artificial promove na indústria? A sua empresa já explora essa tecnologia? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *