Indústria 4.0 by TOTVS

Internet Industrial: o que é e como pode mudar sua empresa?

A implantação da Internet Industrial pode levar o seu negócio para um novo patamar: com ela é possível aumentar a produtividade da indústria em 30%, tornando-se crucial para num mercado de alta competitividade.

A Internet Industrial faz parte da 4ª Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0, e, ao lado de tecnologias como o Big Data, Internet das Coisas (IoT) e cloud computing, permite reduzir custos e tornar a produção mais automatizada e autônoma.

Continue a leitura do nosso artigo e entenda o que é a Internet Industrial e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

O que é Internet Industrial?

Antes de entender o conceito, é preciso relembrar a Internet das Coisas (IoT). Esse é um termo usado para definir o conjunto de tecnologia e serviços que permite interconectar dispositivos, computadores e objetos inteligentes por meio da internet.

A Internet Industrial, dessa forma, é mais uma das possíveis aplicações da Internet das Coisas.  O termo foi criado pela General Electric (GE) para definir o próximo momento após a revolução industrial, em que máquinas e fábricas passaram a produzir em escala.

“A Internet Industrial une pessoas, máquinas inteligentes e análise computacional avançada, visando forte aumento da eficiência operacional, empregos mais qualificados e melhor qualidade de vida em diversos segmentos”, complementa Alex Kuhnen, especialista em Tecnologia e Mestre em Produção.

Internet Industrial na prática

Em uma fábrica inteligente, ou seja, em que a Indústria 4.0 está atuante, a Internet Industrial permite coletar e armazenar dados sobre a produção e compartilhá-los com outras máquinas.

As informações também são recebidas, em tempo real, pela gestão da empresa e pelo setor de manutenção. Assim, é possível tomar decisões com agilidade, identificar e corrigir falhas e, inclusive, realizar manutenções preditivas para reduzir custos com intervalos ou pausas não programadas.

“A Internet Industrial busca gerar e entregar informações em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e assertiva. Máquinas, equipamentos e softwares cada vez mais inteligentes e intuitivos permitem que as pessoas explorem novos modelos de negócio criando, a partir disso, inúmeras oportunidades”, complementa Kuhnen.

Benefícios da Internet Industrial para o seu negócio

A Internet Industrial gera inúmeros benefícios para as empresas que a utilizam. Com ela, é possível aumentar e melhorar a coleta de dados e informações, tornando os setores mais conectados e, ao mesmo tempo, mais independentes.

A partir da análise e a troca desses dados, tomar decisões mais efetivas e tornar toda a indústria mais eficiente fica mais simples. Assim, o tempo de tarefas é reduzido, é possível economizar com manutenções, ter mais assertividade em processos operacionais e, inclusive, aumentar a segurança no trabalho.

O resultado é uma redução de custos significativa e o aumento da competitividade da empresa, que podem levar a uma margem de lucro muito maior.

Internet Industrial no Brasil

Toda a implantação da Indústria 4.0 ainda tem muito a percorrer no Brasil, e os processos, infelizmente, são mais burocráticos e custosos.

“O Brasil ainda necessita ter um entendimento mais aprofundado sobre a Internet Industrial e, principalmente, sobre os ganhos previstos a partir do seu uso. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), apenas 29% das empresas afirmaram conhecer sobre o tema. Nesse sentido, se torna muito importante que as empresas busquem mais informações sobre a Internet Industrial, o que é possível por meio da ABII, de cursos e eventos como a FEIMEC e EXPOMAFE, por exemplo”, recomenda Kuhnen.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos discutir mais sobre a Internet Industrial e a Indústria 4.0 e até a próxima. 

 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *