• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Liderança 4.0 na indústria: como se desenvolver?

A quarta revolução industrial chegou para ficar. Diante de um setor em que máquinas, profissionais e mercado mudaram, novas demandas surgiram. Assim, nesse contexto, qual o papel do líder 4.0? A liderança 4.0 deve acompanhar as tendências sociais da diversidade, individualização, digitalização e globalização. Além disso, demandas internas dos funcionários também devem ser levadas em conta: responsabilidade, autonomia, segurança, flexibilidade e integração na empresa.

“Fazem parte desse rol de competências dos líderes o desenvolvimento de capacidades como espírito colaborativo, querer aprender e desenvolver novas habilidades, ter orientação à inovação, boa comunicação e capacidade de solucionar problemas complexos”, aponta o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado.

Assim, as demandas atuais exigem dinamismo, trabalho em rede e, também, a cooperação ativa e empática entre gestores e equipes. Nesse sentido, as organizações podem ajudar na identificação e no desenvolvimento dos líderes da próxima geração. Isso é possível adotando uma abordagem de liderança baseada em competências. Confira algumas delas!

Habilidades essenciais para a liderança 4.0

Inteligência social

A inteligência social é muito ampla, mas pode ser vista como a compreensão e atuação dinâmica nas situações sociais.Para isso, é preciso se expor a diferentes tipos de pessoas e situações sociais, por exemplo. Além disso, o trabalho em si também pode ser útil para o desenvolvimento da percepção social. Desenvolver a capacidade de envolver outras pessoas em uma ação também é essencial.

Habilidades interpessoais

Aqui, o aspecto da eficácia social é mais orientado para a construção de relacionamentos. Desenvolver habilidades interpessoais exige um esforço para se tornar um ouvinte ativo e atento. Ou seja, na liderança 4.0 é necessário trabalhar a conversação e mostrar-se, na prática, aberto a críticas, sugestões e diálogos.

Inteligência emocional

Para desenvolver a inteligência emocional – a habilidade de se relacionar com os outros e compreender seus próprios sentimentos – é importante praticar a leitura das dicas não-verbais dos funcionários. Isso é especialmente direcionado às emoções. É preciso também aprender a ter controle sobre suas próprias emoções, evitando comportamentos impulsivos e nocivos no ambiente de trabalho.

Resolução de conflitos

Essa é uma habilidade que ajuda a evitar ou resolver os conflitos de natureza interpessoal. Quando os membros de uma organização estão em conflito, os líderes geralmente são chamados com o propósito de julgar. No entanto, a capacidade de evitar ou resolver suas próprias situações de conflito também está envolvida nisso.

Tomada de decisão

A capacidade de tomar boas decisões ou de liderar um processo de tomada de decisão está entre as principais competências do líder 4.0. O bom líder sabe quando a decisão deve ser tomada e quando os colegas e subordinados têm de ser consultados. Além disso, é preciso saber reconhecer quando os demais devem ser incluídos no processo. A melhor maneira de aperfeiçoar essas habilidades é por meio de estudo, cursos, simulações e, principalmente, experiência.

Parceria entre empresas, universidades e startups

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *