• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Economia, Gestão

Linhas de crédito para indústrias: dicas para conseguir a sua

Descubra como as linhas de crédito para indústria podem ser essenciais para o seu negócio.

O segmento industrial exige investimentos expressivos antes de, finalmente, obter lucro. Portanto, independentemente do porte do negócio, em algum momento será preciso fazer uso de linhas de crédito para indústrias.

O capital é necessário para cumprir novas demandas, pagar contas, comprar materiais, adquirir imóveis ou investir em máquinas e equipamentos. No entanto, conseguir esse crédito é um desafio para muitos gestores.

Dicas sobre linhas de crédito para indústrias

“O primeiro passo da empresa na hora de solicitar um financiamento é realizar um bom planejamento. Isso faz com que o crédito viabilize as oportunidades para o negócio e possibilite honrar o compromisso assumido”, afirma Magda Calegari, consultora do Sebrae-SP.

Desse modo, antes mesmo de considerar a possibilidade de solicitar uma linhas de crédito, crie um plano de negócios. Essa fase auxilia que o seu pedido de empréstimo seja aprovado mais rapidamente.

Um bom plano precisa incluir uma visão geral da empresa, pesquisas de mercado e projeções de vendas. Além disso, inclua um planejamento para anunciar seus produtos.

Caso já tenha elaborado um plano de negócios mas não tenha conseguido aprovação, pode ser necessário ajustá-lo. Considere modificações de alinhamento às mudanças no setor ou observe a previsão econômica da sua região.

Principais linhas de crédito para indústrias

Para pequenas e médias empresas, por exemplo, existe o BNDES MPME. Trata-se de um programa que oferece crédito para indústrias que tenham interesse em desenvolver projetos inovadores. Em termos de juros baixos, longos prazos de carência e amortização, essa é uma opção bastante atrativa.

Outra alternativa é o FINEP. Caso esteja pensando em captar para investir em tecnologia, o FINEP Inovacred oferece juros atraentes, menores de 10% ao ano na média, abaixo da maioria das linhas de financiamento.

No entanto, essas não são as únicas opções. Hoje, no Brasil, existem dezenas de instituições financeiras, públicas e privadas, que oferecem linhas de crédito para a indústria. Essas lihas atendem diversas finalidades, como implantação, capital de giro, reforma, ampliação, maquinário, inovação e exportação.

Caso tenha dúvida sobre qual escolher ou sobre os procedimentos necessários, alguns serviços podem oferecer orientações. O NAC (Núcleo de Acesso ao Crédito) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão para seu negócio.

Dicas financeiras para a indústria

Não ter acesso ao capital não deve ser uma desculpa para permanecer estagnado no mercado. Em um cenário da Indústria 4.0, é preciso investigar diferentes formas de financiamento, além de adotar uma gestão financeira eficiente e proativa.

Manter um fluxo de caixa saudável é um passo crucial para qualquer negócio. É preciso se organizar financeiramente antes, durante e depois de conseguir uma linha de crédito. Ainda, é fundamental identificar quaisquer riscos, sejam eles financeiros ou não, que ameacem seu caixa. Esses riscos podem fazer com que você solicite um crédito em excesso ou insuficiente.

Ao monitorar regularmente o progresso de negócio, é possível saber quanto dinheiro se tem no banco, quantas vendas está fazendo e os seus níveis de estoque. É necessário, ainda, revisar a posição atual em relação às metas estabelecidas em seu plano de negócios.

Tenha em mente que, se as contas não são atualizadas diariamente, a indústria se arrisca a perder dinheiro deixando de cobrar clientes inadimplentes ou não percebendo quando precisa pagar algum fornecedor. Essa negligência pode fazer com que você precise solicitar novas linhas de crédito e desperdice seus lucros com o pagamento de juros.

Dessa forma, encontrar financiamento para sua pequena empresa de manufatura pode ser um desafio, mas não é algo impossível. Ao conquistar linhas de crédito para indústrias, é possível obter um incremento no seu ciclo produtivo, permitindo maior produtividade, eficácia e competitividade para o seu negócio.

E você, está enfrentando dificuldade para ter acesso a linhas de crédito para indústrias?  Está pensando em buscar esse tipo de solução para o seu negócio? Conte nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *