• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Máquina de dobra metálica com alta tecnologia: os diferenciais

A dobra metálica é um processo vital na indústria metalmecânica. Afinal, ela torna possível a fabricação de diversos tipos de equipamentos e ferramentas, uma vez que possibilita transformar superfícies metálicas lisas em materiais como calhas e rufos.

Este é um processo tecnológico e que pode cumprir com diversos objetivos. Independentemente de qual será o uso da dobra metálica, no entanto, é vital que o processo seja realizado por profissionais qualificados e por equipamentos com tecnologia adequada.

A dobra metálica pode ser realizada em diversos materiais e com diferentes dimensões. O desafio, no entanto, está em tomar os cuidados necessários e contar com as ferramentas certas para que o procedimento seja realizado de forma segura e eficiente. Assim, é possível obter produtos de qualidade e com alta durabilidade.

Ferramentas certas para o processo de dobra metálica

O investimento em máquinas de dobra metálica que apresentam alta performance e capacidade de personalização à demanda faz toda a diferença para aumentar a competitividade da indústria.

Exemplo disso, o sistema de dobra metálica HG ATC (Automatic Tool Changer – Trocador Automático de Ferramentas), projetado pela Amada, é a solução ideal para tamanhos de lote variáveis. Patenteado e apresentado pela primeira vez no Brasil, ele é possível eliminar os atrasos que tanto oneram o negócio e, normalmente, estão associados à necessidade de fazer o set-up de forma manual.

dobra-metalica-amada

Além disso, é possível fazer set-up de ferramentas complexas em até 3 minutos, possibilitando que operadores dos mais diversos níveis de experiência utilizem o sistema de dobra metálica de forma correta.

Set-up rápido traduzido em qualidade e eficiência

O set-up rápido de ferramentas possibilitado pelo HG ATC abre portas para que os usuários consigam inserir tarefas urgentes de maneira eficaz. Assim, é possível triplicar ou quadruplicar a quantidade de configurações realizadas diariamente.

Dependendo do modelo, o sistema de dobra ainda é capaz de armazenar até 34 metros de ferramentas patenteadas e de alta precisão. Além disso, ele está equipado com 4 manipuladores de ferramentas, que colocam punções e matrizes ao longo da mesa da máquina.

Vale dizer que as ferramentas ainda podem ser instaladas em orientação inversa. Além disso, ele vem com recursos padrão, como sensor de dobra integrado, que garante a precisão de ângulo da dobra consistente, e um sistema de acionamento servo/hidráulico, que consome menos energia do que uma dobradeira convencional.

Engenharia, inovação e alta precisão

A alta velocidade, precisão e eficiência possibilitados pelo sistema são possíveis graças à engenharia do ferramental ATC. Entre eles estão:

  • equilíbrio de ferramentas
  • verticalidade
  • tolerâncias agudas
  • baixo consumo de energia
  • requisitos padrão de ferramentas de dobra metálica.

O design de ferramentas da Amada garante o movimento durante o carregamento e descarga, bem como o alinhamento preciso da ponta da punção, que é ampliado dependendo da altura da ferramenta.

Todas essas características são fundamentais para o processo de dobra metálica e foram cuidadosamente testadas e aprovadas para garantir rapidez, precisão e repetibilidade de troca de ferramentas.

E então, ficou com alguma dúvida sobre como funciona uma máquina de dobra metálica? Clique aqui ou deixe nos comentários.

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de Amada

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *