Como a maioria dos setores da economia brasileira e mundial, a indústria sofreu os impactos da pandemia durante praticamente todo o ano de 2020. Queda de faturamento, queda da produção, aumento do desemprego e a dificuldade para cumprir com os pagamentos correntes foram algumas das consequências sentidas por indústrias em um ano bastante atípico e desafiador.
Mas, mesmo depois de meses muito difíceis, a atividade industrial conseguiu encerrar 2020 já vivenciando um ciclo de recuperação, indicando que o ano de 2021 apresenta a expectativa de uma recuperação mais estruturada e constante do setor. Com isso, a indústria brasileira começou o ano com grande otimismo e maior confiança na capacidade de reação e conscientes da importante participação que o setor tem na economia nacional e na sociedade como um todo.
Esse otimismo se confirma por projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que estima crescimento de 4% do PIB brasileiro em 2021, ante uma queda de 4,30% em 2020. Especificamente para o setor industrial, a expansão deve ser de 4,4% no mesmo ano segundo as mesmas projeções, ante uma queda de 3,50% no ano passado.