• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Expomafe

Metrologia 3D para pequenas e médias indústrias: caminhos para crescer

Disponíveis na EXPOMAFE 2019, as tecnologias de metrologia 3D para pequenas e médias indústrias agregam valor ao produto final

A área de metrologia industrial e microscopia possibilita um crescimento importante na qualidade e no valor agregado dos produtos. Especificamente em pequenas e médias indústrias, esse processo pode representar vantagens e se tornar um diferencial competitivo. Investir em maquinário especializado é uma decisão estratégica, principalmente para segmentos com alto nível de exigência.

“Investir em máquinas de expedição é investir no produto que você está vendendo”, defende Roberto Marques, gerente de metrologia industrial da ZEISS. “Quando você demonstra para o seu cliente que sua indústria realiza a medição do produto, demonstra também que se preocupa com a qualidade dele”, completa. Marques destaca também que, ao fornecer para segmentos exigentes, como o automotivo e o médico, a medição adequada é essencial.

MMC e Metrologia óptica

Além de MMC (Máquinas de Medição por Coordenadas), mais tradicionais, também é possível encontrar opções de metrologia óptica. “A metrologia do futuro é sem contato. Trata-se de um equipamento versátil e acessível, capaz de medir peças de tamanhos variados. É possível medir desde objetos com tamanho de moedas até uma carroceria inteira, por exemplo”, comenta Sebastião Santos, gerente comercial da ZEISS.

Estão disponíveis no mercado opções variadas, acessíveis e adequadas para diferentes tipos e tamanhos de indústrias. “Trabalhamos com equipamentos variados, que podem transformar os processos da pequena e média indústria. Parques industriais maiores já utilizam esse tipo de tecnologia, mas empresas menores ainda podem crescer nisso”, conta Santos.

Metrologia 3D para pequenas e médias indústrias: investimento estratégico

Para a EXPOMAFE, a ZEISS trouxe soluções de medição por scanning e digitalização de superfícies 3D e 2D. Além disso, é possível conhecer também scanners ópticos portáteis e máquinas de medição multissensor.

“Investir nesse tipo de equipamento é estratégico. Embora não gere um resultado imediato, como uma máquina de usinagem, a metrologia faz muita diferença para a indústria. Com ela, por exemplo, é possível identificar e corrigir erros no processo, gerando economia e otimizando a produção”, defende Marques.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *