Indústria 4.0 by TOTVS

O que considerar antes de calcular o ROI da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 tem sido um tema amplamente discutido nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Muito se fala das novas tecnologias e do potencial que elas têm em otimizar a produção, aumentar a qualidade dos produtos oferecidos e tomar decisões mais certeiras.

No entanto, como afirma o professor Ricardo Caruso, do curso sobre Indústria 4.0 da Fundação Vanzolini e diretor técnico da Aquarius Software, “qualquer decisão sobre a adoção tecnológica em ambientes empresariais deve ser embasada em parâmetros de negócio”. Ou seja, é preciso estimar o ROI (retorno sobre o investimento) por meio desta conhecida fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Antes de aplicar a equação, porém, é recomendado cautela. Isso porque em projetos altamente estratégicos e inovadores como os que envolvem conceitos de Indústria 4.0 é necessário considerar algumas circunstâncias de sustentação. Se avaliadas, inicialmente, apenas pelo cálculo, podem comprometer os resultados futuros do negócio.

A importância do ROI na Indústria 4.0

O ROI é um indicador que permite uma avaliação com baixo risco sobre a viabilidade de um projeto. Ou, ainda, a seleção das melhores alternativas de um portfólioA equação do retorno sobre o investimento, porém, conta com uma limitação e sua avaliação nem sempre pode ser segura a princípio.

A Indústria 4.0 abre possibilidades não só de melhorias incrementais no processo, mas da criação de novos modelos de negócio ou abertura de novos mercados. Nesses últimos casos, normalmente, os de maior potencial, as incertezas podem inviabilizar o uso exclusivo do retorno financeiro como parâmetro de decisão”, alerta o professor.

Em outras palavras, adotar a Indústria 4.0 requer priorizar aquilo com maior potencial de retorno para cada negócio. Caso contrário, o investimento financeiro será altíssimo para um resultado aquém do esperado, inviabilizando, assim, todos os benefícios que a Indústria 4.0 pode trazer para a competitividade da empresa.

Experimentação do ROI na Indústria 4.0

Em projetos muito inovadores, comuns no cenário da Indústria 4.0, o mais recomendado é a adoção de provas de conceito, que nada mais são do que projetos menores e, portanto, com custos reduzidos.

Eles preservam as principais características do projeto que se pretende avaliar. Após sua implantação são medidos os ganhos obtidos e avaliado o potencial da iniciativa em escalas maiores”.

Usar as provas de conceito ajuda a tornar economicamente viável a experimentação com mais de uma tecnologia ou cenário, diminuindo, assim, os riscos das fases posteriores do projeto.

Extraia o máximo de conhecimento da análise

Calcular o ROI da Indústria 4.0 não deve ser encarado como uma atividade de praxe. É vital usar os aprendizados obtidos nesta fase prévia à implementação para que o projeto seja bem-sucedido.

“Um ponto importante é ter clareza de quais capacidades industriais serão impactadas com o projeto. Embora a redução de custos seja a base mais comum para o cálculo do ROI, muitas vezes, as maiores oportunidades estão em ganhos de aumento da flexibilidade ou diminuição do tempo de entrega. Esses indicadores, em alguns mercados, podem ser decisivos para o ganho de competitividade.”

O professor ainda chama a atenção para o fato de que muitas empresas não consideram o fato de que a indústria está inserida em uma cadeia de suprimentos. “Dessa forma, ganhos em produtividade não se convertem em lucro caso não exista demanda para essa produção adicional. Ou, ainda, a redução de tempos de ciclo produtivo não impacta no tempo de entrega sem um sistema logístico adequado”.

Por isso, é fundamental considerar o cenário em que o negócio está inserido, que vai desde a análise do mercado até o funcionamento da empresa. Dessa forma, o cálculo do ROI se torna muito mais adequado e eficaz para adotar a Indústria 4.0 com eficiência.

E na sua indústria, o cálculo do ROI está alinhado às decisões estratégicas? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *