Indústria 4.0 by TOTVS

Entenda o que é a Industria 4.0 e quais são seus impactos

industria-4.0-fases-manufatura-avancadaÉ fato! O mundo não é o mesmo desde a 1ª Revolução Industrial (1780) em que houve o aprimoramento das máquinas a vapor, a criação do tear mecânico etc. Hoje as indústrias vivem a era da conectividade, que consiste no surgimento de novas tecnologias a uma velocidade jamais vista. Nesse contexto se insere a Indústria 4.0  – também chamada de Manufatura Avançada – cuja a origem é atribuída a um projeto estratégico alemão voltado a tecnologia.

O conceito de industria 4.0 é bem atual, foi utilizado pela primeira vez na feira de Hannover de 2011 e pode ser entendido como tudo aquilo que compreende as principais inovações tecnológicas nos campos de automação, controle e tecnologia da informação direcionados aos processos de manufatura. A base dessa indústria consiste em conectar máquinas, sistemas e ativos para criar redes inteligentes que auxiliarão no controle produtivo.

As bases da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 baseia seu desenvolvimento e implementação em algumas premissas que podem traduzir os sistemas de produção inteligentes que surgirão nos anos vindouros. São elas:

1. A capacidade operacional otimizada: propõe o recebimento e análise de dados a uma velocidade jamais vista;

2. A virtualização das informações: a criação de uma cópia virtual das fábricas inteligentes que permite o rastreamento e monitoramento remoto de processos;

3. A descentralização do trabalho: será aprimorado os processos de produção através dos módulos da fabrica inteligente que atuarão de maneira descentralizadas;

4. A orientação a serviços: Software orientados por serviços ligados ao Internet of Services.

5. A modularidade: flexibilidade para a modificação de tarefas de dispositivos com maior facilidade.

Outros impactos da Indústria 4.0

Apesar de recente, a Indústria 4.0 já propõe modificações na realidade operacional das indústrias. Essas mudanças afetarão todo o cenário mercadológico visto que darão início aos novos modelos de negócios que modificarão a entrega de resultados para os clientes. As fábricas inteligentes serão capazes de desenvolver produtos personalizados que atendem o anseio do cliente deixando-os satisfeitos com o serviço oferecido.

Vale destacar que os profissionais precisarão se capacitar e se adaptar a essa nova situação de mercado em que trabalhos manuais e repetitivos estão se tornando raros. Em contrapartida, a demanda por novas pesquisas e desenvolvimento aumentarão numa intensidade jamais vista, proporcionado novas oportunidades aos profissionais tecnicamente qualificados.

CTA-Totvs-Industria-4.0-Manufatura-Avancada

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *