Indústria 4.0 by TOTVS

O que muda na robótica aplicada à Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 está sendo responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor – desde as áreas de projeto e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com os clientes e fornecedores. A aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado, trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios.

Confira, a seguir, como a robótica está revolucionando o funcionamento das empresas e como os funcionários podem se preparar para essas mudanças.

As vantagens que a robótica apresenta às empresas

A utilização de robôs nas empresas apresenta diversos benefícios. Os robôs são recomendados para a realização de tarefas padronizadas e que dependem de um número limitado de variáveis, sendo apropriados para executar o atendimento de demandas massivas.

No entanto, suas aplicações são inúmeras: entrada de dados, registro de pedidos, orientação do diálogo com o cliente, carga e descarga de máquinas, packing, prensagem e estamparia, testes de vida útil do produto, encaixotamento, aplicação de adesivo, manipulação de produtos, linhas de envase, montagem, entre outras.

O resultado é a redução de falhas e do tempo de processamento destas atividades, gerando economia nos custos. Essas inovações da robótica têm rápida instalação e grande flexibilidade para trocas de função ou ajustes da quantidade de operadores, conforme a demanda. Além disto, já existem opções que apresentam baixo custo de implantação, viabilizando o investimento.

O que a inclusão dos robôs significa para os funcionários

Os robôs podem ser utilizados em atividades insalubres e perigosas, o que permite que os funcionários coordenem as tarefas de um local seguro, sem correr riscos para a saúde. Além disso, ao executar as tarefas mecânicas e repetitivas, permitem que os funcionários foquem o atendimento humano em questões mais complicadas e que requerem maior discernimento, realizando atividades mais complexas do que as que, hoje, constituem a maior parte de suas demandas.

Marco Antônio Fontoura de Albuquerque e Antônio Ramalho de Souza Carvalho, respectivamente, professor e coordenador da Pós-Graduação em Indústria 4.0 da FAAP São José dos Campos, explicam como a robótica vem sendo utilizada na indústria.

“Os robôs colaborativos, conhecidos com o nome de COBOTS, são desenvolvidos para trabalhar com os correspondentes humanos e cuidar das atividades pesadas e/ou repetitivas, enquanto as pessoas se dedicam às atividades motoras e detalhadas, que requerem atenção e discernimento. Além disto, podem ser programados para atividades complexas e perigosas, criando um verdadeiro conceito de equipe híbrida.”

Como as empresas e trabalhadores podem se preparar para esta transição?

A utilização dos robôs dentro da indústria traz grandes vantagens no aumento da produção, qualidade dos produtos e retorno econômico. Assim, é importante que as empresas se preparem para realizar a sua transição para a Indústria 4.0, de forma a se manterem competitivas frente ao mercado.

A robótica vem para facilitar a execução de tarefas mecânicas e perigosas, o que significa que haverá a necessidade de capacitar os funcionários com o desenvolvimento de habilidades mais refinadas, permitindo que seja capaz de realizar atividades mais complexas.

“É importante ressaltar que a proposta da Indústria 4.0 não é substituir a mão de obra humana, mas, sim, torná-la mais eficiente e eficaz.”, concluem os professores.

Você está acompanhando as mudanças na robótica aplicada à Indústria 4.0? Como a sua empresa está lidando com esses novos conceitos? Deixe o seu comentário!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *