Parte de uma nova geração de máquinas, as prensas servo acionadas proporcionam maior controle de todo o processo. Por isso, as vantagens de utilizar as servo-prensas são diversas. De modo geral, seu objetivo central é gerar maior produtividade para a indústria.
“Optar por esse tipo de prensa significa ter o controle total do processo. Isso vai desde o controle de uma deformação progressiva, além da repetibilidade dos movimentos, até uma força de atuação constante que garante a qualidade dos movimentos”, comenta Edilson Cravo, Engenheiro de Aplicação da Kalatec Automação.
Confira 4 das principais vantagens das servo-prensas.
Aumento do PPM com prensas servo
Como o servo-acionamento fornece a capacidade de controlar a velocidade de deslocamento da prensa em qualquer ponto do curso, é possível aumentar a velocidade do ciclo enquanto se retarda a velocidade do martelo, processo que ocorre durante a conformação.
Isso permite aumentar a taxa de ciclos por minuto, enquanto se trabalha com o material a uma velocidade mais lenta do que experimentaríamos com um movimento excêntrico padrão, com acionamento por volante, eixo excêntrico e biela.
Além disso, outro movimento que pode ser feito e aumenta PPM é aquele tipo pêndulo. Ele é configurando o programa para usar apenas a parte inferior do curso da prensa, girando o eixo ou as engrenagens excêntricas para frente e para trás.
Melhoria da qualidade e redução dos custos
A transição dos aços que, hoje, são mais resistentes. Ou seja, a indústria de conformação de metais, inclusive os fabricantes de prensas, precisou evoluir. Assim, fabricantes precisam que as mesas e as prensas destinadas às tonelagens aumentem de modo a acomodar as ferramentas mais complexas.
Entretanto, o aumento da prensa e da mesa faz, também, com que o valor do equipamento a ser comprado igualmente se eleve. Por outro lado, as servo-prensas permitem diminuir etapas, o que viabiliza o uso de mesa de prensa mais curta e a consequente redução dos custos.
Redução dos custos de manutenção
A capacidade de controlar a velocidade durante a parcela de trabalho do curso da prensa, permite reduzir o choque e a vibração, os quais estão associados às operações de conformação de metais. Reduzir a velocidade da punção durante a conformação também diminui significativamente a geração de calor, com uma melhoria correspondente na vida útil da ferramenta.
Redução do consumo de energia
Ao aplicar bancos de capacitores devidamente dimensionados a um sistema de controle de servo-acionamento, os fabricantes usuários de servo-prensas podem reduzir o consumo de energia de 10% a 50%.
As prensas mecânicas padrão não conseguem obter essa economia. Ou seja, muitas vezes, seguem consumindo energia durante a parcela não trabalhada do ciclo, uma vez que o motor principal trabalha arduamente para que o volante volte a acelerar entre os ciclos.