A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça os processos de fabricação por usinagem

Article-Conheça os processos de fabricação por usinagem

Conheça os processos de fabricação por usinagem.png
Diferentes indústrias utilizam a fabricação por usinagem, entre elas, naval, aeroespacial, eletrônica, de eletrodoméstico, automotiva, bélica, etc. Conheça as técnicas!

A indústria é adepta de diversos tipos de fabricação por usinagem dada a importância deste processo para a produção de diversos produtos, peças e componentes.

A palavra é até comum, no entanto, muita gente nem imagina do que se trata ou como esse tipo de manufatura acontece.

Por isso, A Voz da Indústria elaborou este conteúdo, em que a fabricação por usinagem é explicada para os leigos de plantão e os principais processos são apresentados.

Fabricação por usinagem

Resumidamente, a fabricação por usinagem é basicamente um conjunto de processos utilizados para transformar uma matéria-prima (bloco sólido) em uma peça, por meio do desgaste do material bruto e com o auxílio de equipamentos chamados de máquinas-ferramenta, as quais utilizam ferramentas de corte.

Com esse desgaste, são gerados os famosos cavacos – resíduos produzidos na fabricação por usinagem a partir do metal bruto.

A usinagem é considerada essencial para a indústria, inclusive por conta do custo-benefício que oferece e também pela flexibilidade de produção.

Esse processo pode trabalhar com diferentes tipos de materiais, mas o foco aqui é o setor metalmecânico, portanto, vamos falar com relação aos metais ferrosos e não ferrosos.

Diferentes indústrias utilizam a fabricação por usinagem, entre elas, naval, aeroespacial, eletrônica, de eletrodoméstico, automotiva, bélica, etc.

Processos de usinagem

Conforme citado, esse tipo de manufatura possui diferentes processos. Os principais estão a seguir:

Aplainamento

De acordo com a Usimanos Usinagem, o aplainamento consiste na retirada de um determinado material de uma superfície plana. Para isso, são utilizadas ferramentas de corte, que atuam por meio de movimentos alternados – uma vez avanço e uma vez recuo.

No entanto, a retirada do material da peça usinada acontece somente durante a fase de avanço da ferramenta.

“O aplainamento normalmente é usado para usinar estrias, chanfros, rebaixos e rasgos, ou para facear peças de grande comprimento”, explica a empresa.

Isso porque o aplainamento é indicado para a usinagem de medidas internas, uma vez que máquinas como tornos e fresas não conseguem desempenhar este papel.

“É realmente tão difícil usinar rasgos de chaveta internos com outras máquinas, que as plainas são muito conhecidas também como chaveteiras.”

Fresamento

Por sua vez, o fresamento é um processo da fabricação por usinagem que trabalha com uma fresadora.

Essa máquina-ferramenta é usada na retirada de material de uma superfície plana, com o diferencial de poder operar em áreas periféricas ou frontais à peça. A ferramenta utilizada é chamada de fresa.

Ao contrário do que acontece com o torneamento, no fresamento, a ferramenta é giratória e o avanço pode ser feito por ela, ao passo em que a peça se mantém fixa. Ou, o avanço pode acontecer pela mesa, cuja peça é encaixada, enquanto a ferramenta se mantém fixa.

Para a Usimanos, “o fresamento é fundamental para fabricar peças que apresentem qualquer superfície plana, como rebaixos, rasgos de chaveta, canais, chanfros não angulares, trilhos, dentes de engrenagens e cremalheiras. É útil também para fazer furos com precisão e realizar rosqueamento”.

Furação

O nome vem de um processo simples, no entanto, a furação é também um processo de fabricação por usinagem.

Neste caso, o objetivo é abrir, alargar ou dar acabamento aos furos das peças. Estes podem ser produzidos em diversas dimensões.

Brochamento

Já o brochamento é usado com o fim de remover alguns materiais da superfície da respectiva peça. Tudo acontece de maneira progressiva, ou seja, pela ação ordenada dos fios de corte de ferramentas multicortantes.

Tais ferramentas que, durante o processo se deslocam de forma retilínea, são conhecidas como brochas, que são feitas em aço e apresentam dentes, os quais formam uma série de elementos cortantes capazes de usinar diferentes materiais.

Torneamento

Por último, mas não menos importante, o torneamento. Ao contrário, este processo é um dos mais importantes e conhecidos na fabricação por usinagem.

Para se ter uma ideia, diversas indústrias de usinagem trabalham exclusivamente com este serviço, tamanha a sua importância.

O torneamento trabalha com dois movimentos de rotação, combinando o da peça com o de avanço da ferramenta (de aresta única). Dessa forma, é possível produzir peças cilíndricas.

Esse processo tem três faces, torneamento longitudinal, faceamento e perfilamento, e é muito utilizado na fabricação de bens industriais, entre os quais parafusos, eixos de geometrias complexas e componentes – dos mais simples aos mais elaborados.

Segundo Alfredo Ferrari, Engenheiro Mecânico e Conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia e da ABIMAQ, o diferencial do torneamento é que ele acontece pelo arranque do material.

O engenheiro indica que “o êxito de um torneamento está na escolha correta do equipamento, em função da geometria e precisão das peças”.

Não deixe de conferir o conteúdo Tudo o que você precisa saber sobre torneamento!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar