A indústria em geral depende da metalurgia, uma vez que ela é responsável pela transformação dos metais, atendendo a uma gama considerável de necessidades. O ramo em si confere desde a produção de materiais básicos até componentes e equipamentos especializados.

Se você tem algum interesse no cenário atual da indústria metalúrgica no Brasil, confira o conteúdo a seguir e compreenda como as indústrias estão se estruturando hoje em dia.

Também, a participação do respectivo segmento na economia, a sua importância estratégica para as demais cadeias produtivas, além dos projetos de sustentabilidade dessa categoria.

O que é a indústria metalúrgica (de transformação)?

A indústria metalúrgica é responsável pela transformação dos metais em matéria-prima para a fabricação de componentes e peças. O mercado recebe essa base que é trabalhada para a produção de outros itens.

Ou seja, são ciclos de transformação, por meio dos quais serão fabricados, além de peças e componentes, máquinas e equipamentos para diversos setores. Entre eles, o automotivo, aeronáutico, naval, de construção civil, agrícola, de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, sucroalcooleiro, alimentício, etc.

Os processos mais comuns na indústria metalúrgica são: fundição, forjamento, laminação, estampagem, usinagem, corte e conformação, entre outros.

A metalurgia apresenta um importante papel em toda a cadeia da manufatura brasileira, sendo responsável por criar as bases primárias para os processos fabris.

A propósito, segundo um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a indústria metalúrgica vive um ótimo momento, depois de anos de retração.

“Em 2024, a indústria acumulou crescimento de 3,1%, depois de variar 0,1% em 2023. No quarto trimestre de 2024, ante o mesmo período do ano anterior, a indústria acumulou alta de 3,1%”, divulgou o instituto.

Qual é a participação da indústria metalúrgica na economia brasileira?

A indústria metalúrgica contribui com uma parcela significativa da economia industrial no Brasil (e também nos países estrangeiros). Além disso, o setor é um dos que mais emprega trabalhadores, com centenas de milhares de profissionais ativos entre as atividades de produção, pesquisa e desenvolvimento, comercial, administrativo, logístico, etc.

O portal A Voz da Indústria descobriu no atual Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) que o país conta com uma expansão de 109.511 empregos na indústria metalúrgica brasileira. Ou seja, o setor atingiu a marca de 2,4 milhões de trabalhadores. A saber, no ano passado foi registrada uma alta de 4,8% sobre 2023.

A metalurgia brasileira é responsável ainda por grande parte do PIB (Produto Interno Bruto) industrial. O Brasil, inclusive, é uma dos países que se destaca pela produção e exportação de produtos metalúrgicos. A propósito, os três principais indicadores da importante participação da indústria metalúrgica na economia são justamente o PIB, a geração de empregos e as exportações.

Segundo Rodolfo Viana, Economista e Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o cenário da indústria metalúrgica com relação à economia é bastante otimista. Para ele, a indústria vem crescendo, com destaque para o setor de bens de capital (fabricação de máquinas e equipamentos).

“Houve um avanço de 9,1%, o que implica dizer que a indústria está renovando e expandindo o seu parque industrial. Isso ainda ajuda a gerar empregos e diminuir gargalos inflacionários com o aumento da capacidade de produção.”

O economista acrescenta que o setor de bens duráveis (automotivo, mobiliário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo) também teve um desempenho considerável. “Tivemos um avanço de 10,6%”, completa.

Algumas estratégias do setor metalúrgico

Podemos dizer que a indústria metalúrgica impulsiona outras fábricas, pois fornece materiais e componentes essenciais para a infraestrutura e tecnologias de diversos setores.  Além disso, tem sido privilegiada com inovação e tecnologias para os processos de fabricação.

Com isso, tem-se a redução de custos, o aumento da competitividade e a melhoria da qualidade. Ou seja, a metalurgia é um dos alicerces da Indústria 4.0 e do avanço tecnológico do país.

Ações sustentáveis no setor metalúrgico

A sustentabilidade virou uma preocupação genuína no setor de transformação de metais, fazendo com que as indústrias se adaptem e criem práticas para reduzir os impactos ambientais. Além disso, para aumentar a eficiência produtiva, sem prejudicar o meio ambiente.

As principais estratégias adotadas são: eficiência energética, reciclagem, economia circular e redução de gases do efeito estufa (pegada de carbono) e resíduos industriais.

Recentemente, a KPMG divulgou um relatório mostrando que 30% das empresas de mineração e metalurgia já integram metas ESG em suas estratégias. Enquanto isso, 48% não incorporaram, mas já definiram tais ações.

A indústria conta também com inovações tecnológicas, utilizando IA, automação e impressão 3D, por exemplo, cujos resultados são mais eficientes e sustentáveis.

Para se aprofundar no setor metalúrgico e metalmecânico, conheça a EXPOMAFE 2025, que acontecerá de 6 a 10 de maio próximo com todas as novidades, tendências e tecnologias da indústria metalúrgica.

Antecipe a sua participação com o credenciamento gratuito!