A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que melhorar o sistema de ventilação industrial?

sistemas de ventilação para a indústria.jpg
Conheça os principais motivos que incentivam a adoção de um sistema de ventilação industrial dentro da sua fábrica.

Não é exagero dizer que a segurança dos colaboradores de fábricas está diretamente ligada à qualidade do ar. Exatamente por isso, dispor de um sistema de ventilação industrial adequado é fundamental para manter a qualidade do ar sempre controlada e livre de contaminantes.

Todo sistema de ventilação industrial tem por função realizar a renovação do ar dentro de um ambiente, por meio de ventiladores. Essa é uma solução amplamente utilizada pelas indústrias, mas ganhou ainda mais importância em razão das necessidades de controle da disseminação do novo coronavírus.

Por isso, vale conhecer os benefícios de um bom sistema de ventilação para sua fábrica, além dos 4 principais motivos para melhorar esse sistema.

Benefícios da adoção de um bom sistema de ventilação industrial

Por definição, um sistema de ventilação industrial é um sistema mecânico de renovação que realiza a movimentação do ar dentro de um ambiente. Para isso, faz uso de diferentes ventiladores, dutos, dampers, filtros de manga e abafadores de ruídos.

Por suas funcionalidades, essa é uma solução amplamente utilizada pelas indústrias para remover as substâncias contaminantes que podem ser geradas pelos processos de manufatura da fábrica.

Para Alan Vrtovsek, diretor da TECVENT e especialista em ventilação industrial, “a ventilação de fábricas é muito importante em diversos casos e precisa ser pensada exclusivamente para o local e segmento, focando o objetivo que eles pretendem alcançar”.

Dessa forma, os benefícios de um sistema de ventilação industrial bem dimensionado são:

  • Prevenção de doenças respiratórias - A falta de renovação do ar ambiente favorece o contágio de várias doenças respiratórias, ocasionando riscos a sua saúde e de seus colaboradores. Uma boa ventilação na indústria ajuda a resolver isso.
  • Aumento da produtividade - Os sistemas de ventilação tornam o ambiente de trabalho mais agradável e melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores, impactando positivamente na produtividade das empresas.
  • Controle de concentração de agentes químicos presentes no ambiente – Os sistemas de ventilação industrial auxiliam ao controle de contaminantes, garantindo um ambiente mais seguro, reduzindo riscos à saúde dos colaboradores.

Além desses benefícios, um bom sistema de ventilação industrial contribui com a diminuição dos custos, redução na taxa de abstenção, renovação do ar quente e contaminado dentro do ambiente, além de oferecer melhor qualidade do ar interno.

O que está em jogo ao melhorar a ventilação industrial na sua fábrica

Adotar um sistema de ventilação industrial que permita maior qualidade e bem-estar é um quesito altamente importante, pois traz segurança, proteção e boas condições de trabalho aos seus colaboradores.

Assim, alguns são os motivos que estimulam fábricas a melhorarem o sistema de ventilação em sua fábrica, tais como:

  1. A ventilação é utilizada para vários fins, mas deve ser exclusiva para cada necessidade

Para Vrtovsek, a ventilação de fábricas é extremamente importante e precisa ser pensada exclusivamente para o local e segmento. “O gestor deve sempre focar o objetivo que ele pretende alcançar em sua fábrica”.

Seja para alcançar o conforto térmico ou até mesmo para redução de temperatura dos processos e produtos, o especialista indica que a ventilação não siga um processo padrão, mas, sim, uma solução específica para o local e segmento, de forma que não deixe que o ar fique estagnado, evitando a saturação das pessoas e dos equipamentos.

A ventilação traz, também, resultados nos aspectos de conforto térmico, redução de contaminantes, diluição de poluentes, podendo até mesmo salvar vidas, como explica Alan Vrtovsek. “A ventilação é fundamental em processos de retirada de concentrações de amônia, CO2 e outros tipos de contaminantes que são prejudiciais à saúde”.

A indústria precisa entender que uma ventilação bem planejada, além de saúde e conforto térmico, traz lucro para as empresas, deixando de ser uma necessidade ou custo extra e se tornando um investimento.

  1. São exigidas análises minuciosas do sistema de ventilação

Vrtovsek ressalta mais uma vez que não existe uma solução de ventilação óbvia, e nem sempre a instalação de equipamentos vai auxiliar no processo do ambiente.

Por diversas vezes, é necessário pensar no aperfeiçoamento do processo executado no ambiente, a fim de impactar diretamente na ventilação”, complementa. O especialista salienta, ainda, a necessidade de realizar análises minuciosas, desde o objetivo até as causas, para entender qual a real necessidade da fábrica.

A indústria sempre deve ter como objetivo a obtenção do conforto térmico, se preocupando com a saúde dos colaboradores sem atrapalhar os processos do ambiente, auxiliando, desta maneira, na obtenção de maior produtividade e contribuindo para que o produto tenha ganhos de qualidade”, recomenda.

  1. A indústria estará alinhada às exigências de normas específicas

No Brasil, existem algumas normas especificas que tratam da qualidade do ar interno para as indústrias. Essas normas indicam a importância da utilização do sistema de ventilação para o bem-estar dos trabalhadores. São elas:

  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e Operações Insalubres – Anexo 3: trata dos limites de tolerância para a exposição ao calor;
  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e Operações Insalubres – Anexo 11: trata das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.
  1. A pandemia exigiu ainda mais de um bom sistema de ventilação industrial

Se, antes, a ventilação já era um requisito obrigatório para ter um local com o conforto térmico e renovação de ar ambiente, hoje, com a atual pandemia, ela se tornou vital, principalmente para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O especialista em ventilação industrial da TECVENT explica que a grande maioria das indústrias possui ambientes fechados, que acabam ajudando na proliferação de contaminantes.

Por isso, a ventilação possui um papel importantíssimo nestes locais, tendo a responsabilidade de efetuar a renovação do ar, o mantendo limpo, e evitando o acúmulo de contaminantes.

Por conta disso, aconselhamos que as indústrias passem a pensar em investir em soluções de ventilação industrial que visem meios de renovação de ar que o mantenham sempre limpo e salubre”, finaliza Alan Vrtovsek.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar