A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: 6 passos para criar uma estratégia

sustentabilidade na cadeia de suprimentos.jpg
As cadeias de suprimentos estão evoluindo das funções transacionais tradicionais, deixando de focar apenas no custo para se tornarem redes de valor e sustentabilidade, cada vez mais complexas e estratégicas. 

Sustentabilidade é um dos termos mais usados quando falamos em supply chain (a cadeia de suprimentos), e pode significar coisas diferentes em contextos diferentes. No entanto, esse uso constante não tira sua importância.

As cadeias de suprimentos estão evoluindo das funções transacionais tradicionais, deixando de focar apenas no custo para se tornarem redes de valor, cada vez mais complexas e estratégicas. Com a crescente integração global, as cadeias de suprimentos nunca foram tão interconectadas e interdependentes.

Resumidamente, a sustentabilidade da cadeia de suprimentos é uma medida do desempenho de uma cadeia em termos de equidade social, fatores econômicos e ambientais, sobreposta pela ideia de sistemas industriais, naturais, humanos e tecnológicos, trabalhando juntos para criar um mundo melhor. Essa definição ajuda a construir uma abordagem mais holística da sustentabilidade, que não coloque uma das áreas acima das demais: é importante que todas elas sejam atendidas.

Cadeias de suprimentos: projeto de sustentabilidade

Embora os modelos financeiros e operacionais para a sustentabilidade já existam há muito tempo, pouco havia sido feito para reunir os aspectos de igualdade social e meio ambiente nessa equação. Mas as organizações agora têm acesso a ferramentas para ajudá-las a começar a planejar nas linhas certas.

A avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida, por exemplo, adota uma visão completa da cadeia de suprimentos. Essa análise é utilizada para avaliar os processos de impactos ambientais, sociais e econômicos - para todo o ciclo de vida de um produto ou serviço -, permitindo que as empresas tomem decisões que tenham o máximo impacto em sua pegada de sustentabilidade.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU são uma combinação de 17 metas, incluindo consumo e produção responsáveis, comunidades sustentáveis, ações climáticas e muito mais. Toda a agenda de desenvolvimento cobre mais de 160 áreas e está pragmaticamente ligada aos padrões ISO, o que exige um plano robusto e completo.

Embora essas sejam duas das muitas ferramentas disponíveis, elas apresentam pontos de partida inestimáveis ​​para começar a definir uma estratégia de sustentabilidade para qualquer cadeia de suprimentos.

Desenvolvendo uma estratégia de sustentabilidade na sua cadeia de suprimentos

As empresas podem adotar um processo básico de seis etapas para iniciar sua jornada de sustentabilidade: 

  1. Mapeie sua cadeia de suprimentos. Mapeie as informações do produto e o fluxo de caixa de ponta a ponta - até do início ao fim.
  2. Segmente sua cadeia de suprimentos. Segmente sua cadeia de suprimentos com base em três dimensões: produto/serviço, clientes e mecanismo de entrega. Cada um desses segmentos irá variar em termos de processo, desempenho e expectativas.
  3. Meça. Adote uma das ferramentas de sustentabilidade disponíveis para medir sua pegada de sustentabilidade de forma contínua e quantitativa para os vários segmentos. Isso envolverá trabalhar com seus fornecedores e clientes.
  4. Planeje. Estabeleça metas e documente-as completamente - comunique seus planos como parte de suas metas anuais.
  5. Eduque. O sucesso de sua estratégia de sustentabilidade dependerá de quão bem seus funcionários, fornecedores e clientes estão habilitados para entregar a mudança, o que exigirá um pouco de investimento em treinamento.
  6. Comemore. Não se esqueça de revisitar e comemorar o impacto que seu plano teve em sua cadeia de suprimentos.


Seja evitando uma marca devido a maus tratos aos trabalhadores ou transparência insuficiente sobre o uso de óleo de palma insustentável, ou mesmo uma ligação remota a financiamento ou processos de negócios duvidosos, esta nova era da informação tornou muito mais fácil para os clientes votarem em seus carrinhos de compras e para mudar de marca. As análises de sustentabilidade têm um papel cada vez mais importante na construção e preservação da imagem da marca e do valor da vida do cliente.

Nunca foi tão importante fazer uma tentativa honesta de sustentabilidade. E, para não errar, é importante que as empresas considerem suas prioridades e incluam a sustentabilidade como parte de sua estratégia de cadeia de suprimentos.

Então, quando você planeja revisar o seu?


Originalmente publicado por AMT News. Traduzido e adaptado por A Voz da Indústria.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar