A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

laser-fibra-optica-burtin

Vantagens geradas pela gravação de laser de fibra óptica

A tecnologia de gravação a laser de fibra óptica está ganhando espaço na personalização e marcação de produtos industrializados. Esse destaque se dá, em grande parte, pelo fato de a tecnologia ter baixo custo operacional, especialmente quando comparada com outras formas de impressão como tampografia, serigrafia e corrosão química.

Além disso, o laser de fibra óptica não usa insumos e permite gravação permanente, portanto, sua durabilidade também é superior à dos outros métodos.

Siga com a leitura deste artigo e entenda um pouco mais sobre a tecnologia e seus benefícios.

Como se dá a gravação a laser de fibra óptica

Na gravação a laser, a camada superficial de um material é derretida e, depois, vaporizada pelo feixe. Assim, ela deixa uma gravura profunda por baixo, sendo que este nível de profundidade pode ser controlado de acordo com os requisitos do usuário.

As aplicações são realizadas a partir de informações enviadas diretamente do computador. Atualmente, são amplamente usadas na fabricação de embalagens, equipamentos médicos, usinagem, rastreabilidade de produtos e demais produtos que demandam gravações precisas e com alta durabilidade.

Benefícios do laser de fibra óptica

1. Gravação permanente

As marcas geradas pela gravação a laser de fibra óptica não sofrem desgastes por fatores ambientes, como o contato com gases ácidos ou alcalinos, ou mudanças bruscas de temperatura. Com isso, as gravações são permanentes e não há a necessidade de refazê-las em um segundo momento.

2. Anti-falsificação

As marcas geradas pelo laser de fibra óptica não podem ser modificadascom facilidade. Assim, a informação que for gravada não pode ser falsificada.

3. Sem contato com o objeto

A gravação a laser é realizada sem contato com o objeto. Durante o processo, também não existem componentes corrosivos ou poluição. Por isso, é garantido que a peça original não será alterada ou perderá seu formato original, mesmo que a superfície seja irregular.

4. Aplicação ampla

O processo de gravação a laser de fibra óptica, como citamos, pode ser realizado em todos os materiais inorgânicos. Dessa forma, o equipamento é bastante versátil.

5. Alta precisão e baixo custo

Por contar com um alto grau de precisão, as gravadoras a laser podem produzir traços extremamente finos, resultado em uma gravação clara, elegante e duradoura. Além disso, a fibra óptica é rápida e eficaz, permitindo que a gravação seja realizada apenas uma vez. Assim, o custo operacional se torna extremamente baixo, além de não requerer insumos adicionais como lentes, tintas ou solventes.

O baixo consumo de energia também é um ponto positivo aqui. Afinal, as máquinas são monofásicas e não necessitam de um equipamento adicional para funcionar perfeitamente.

6. Flexibilidade e velocidade

Por fim, a combinação do laser com a tecnologia digital possibilita enviar o desenho diretamente do computador para a máquina de gravação. Dessa forma, o design de impressão pode ser alterado a qualquer momento, sem que seja necessário mexer em fotolitos ou clichês.

Como resultado, o ciclo de impressão é menor e o processo é mais flexível, vantagens de extrema importância para empresas que buscam a inovação e a personalização de itens.

Conheça a gravadora a laser Rhino 3D

A gravadora a laser de fibra óptica da Burtin foi desenvolvida para empresas que buscam por eficientes e modernas linhas de máquinas-ferramenta. Versátil e com alta performance, o equipamento conta com peças que proporcionam alto desempenho, mesmo quando submetido aos mais exigentes projetos.

A gravadora é, ainda, a escolha ideal para gravar com profundidade, alta resolução e precisão. Seu design é compacto, o consumo de energia é baixo e não há a necessidade de refrigeração externa.

Para garantir conforto e segurança, este modelo da Burtin conta com iluminação de LED e vidro antirradiação. Esta versão 3D garante foco dinâmico X, Y e Z para gravar peças com geometria irregular como esferas e cilindros, sem a necessidade de um quarto eixo.

Com portas removíveis, a gravadora apresenta fácil remoção e instalação das portas frontais e laterais, e também permite a gravação de peças de maior porte.

Ficha técnica

Gravadora a laser de fibra óptica - 20w

Modelo: Rhino 3D

Tecnologia: 3D para gravações em superfícies com autofoco para ajuste automático da altura sem manivela

Área de trabalho: 180x180mm

Ideal para: gravações em 3D, relevos e usinagem de molde e matrizes

Para conhecer mais sobre o produto, suas aplicações e diferenciais, acesse o site da Burtin.

*Este é um publieditorial sob responsabilidade de Burtin

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar