Indústria 4.0 by TOTVS

5 passos para um bom planejamento da produção na indústria

O planejamento da produção é essencial para o sucesso da indústria, pois promove a redução de custos e o aumento da eficiência – o que garante a sua estabilidade no mercado. A Indústria 4.0 pode ajudar neste sentido, potencializando a capacidade de planejamento da produção dos gestores.

“A inserção na Indústria 4.0, dado o enorme potencial de aquisição e tratamento de dados, poderá acelerar o processo de tomada de decisão na medida em que permite um melhor conhecimento do funcionamento da empresa em suas várias dimensões”, afirma Ana Cristina Rodrigues da Costa, Chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES.

Confira, a seguir, 5 dicas para fazer um bom planejamento da produção na indústria.

1. Conheça os potenciais e as deficiências da empresa

Conhecer bem a sua empresa e saber quais pontos devem ser melhorados é essencial para fazer um bom planejamento da produção. Busque dados de qualidade sobre os processos da empresa e os analise, avaliando criticamente quais etapas e atividades não estão com a eficiência ideal e quais tarefas podem ser melhoradas.

2. Aumente a competência da equipe

Os gestores devem procurar incentivar os seus funcionários a buscarem a eficiência na realização de suas atividades, efetuando as tarefas da melhor maneira possível. Normalmente, este processo precisa de tempo para estudo e experiência. No entanto, é possível fazer isso de forma mais rápida criando políticas de valorização para que os membros das equipes com maior conhecimento técnico auxiliem os seus colegas e busquem passar este conhecimento adiante, ou promovendo cursos e qualificações, por exemplo.

3. Elabore metas e roteiros para a produção na indústria

A organização é fundamental para um bom planejamento industrial. Os gestores devem utilizar os dados que já possuem sobre os processos de produção da empresa para elaborar metas de produtividade e eficiência – assim como roteiros de como alcançá-las. Somente assim a empresa será capaz de alavancar a sua produção e alcançar o seu maior potencial.

4. Monitore processos e resultados

É muito importante que os gestores tenham controle sobre todos os setores da empresa para que a produção na indústria seja eficiente. Ter uma visão clara dos resultados que a sua fábrica está alcançando é o que permite um bom planejamento de produção – que será o diferencial para que a empresa continue evoluindo e crescendo.

Assim, o levantamento de dados de qualidade e a organização das informações é essencial para que os gestores sejam capazes de fazer análises concretas que fundamentarão o seu processo de tomada de decisão – fazendo com que estas atividades sejam realizadas com prioridade e de forma minuciosa.

5. Invista em ferramentas de gestão

O planejamento da produção do chão de fábrica é essencial em qualquer indústria, e utilizar ferramentas tecnológicas é uma ótima forma de melhorar esse tipo de processo interno, aumentando a produtividade enquanto reduz perdas.

“A Indústria 4.0 representa uma oportunidade de transformação das empresas e seus processos produtivos e decisórios, as tornando mais produtivas, ágeis e flexíveis”, analisa Costa.

A TOTVS oferece soluções que ajudam na gestão da produção industrial – ferramentas para planejamento, automação fabril e otimização de fluxos logísticos que auxiliam no aumento da qualidade dos produtos e eficiência, potencializando os processos industriais e alavancando a lucratividade e crescimento da empresa.

E então, gostou das dicas para fazer um bom planejamento da produção na indústria? Compartilhe suas impressões nos comentários.

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *