Indústria 4.0 by TOTVS

Por que a pequena indústria de bens de consumo deve ter um ERP?

Ter um ERP representa uma vantagem competitiva para a pequena indústria de bem de consumo

O advento da Indústria 4.0 estabeleceu um cenário macroeconômico complexo, apresentando o processo de manufatura inteligente e produção altamente avançada e automatizada. Neste contexto, as empresas são confrontadas com o desafio de se manter competitivas e sustentáveis, e para isso é necessário que estejam sempre atualizadas com sistemas que aumentem sua eficiência e organização – como o ERP.

Com a dinâmica cobrada pelo mercado, é preciso reduzir o tempo gasto com os processos internos e tonar mais ágil a tomada de decisão. As empresas que não conseguem se adaptar a essa realidade tendem a ficar para trás dos seus concorrentes.

Veremos, neste artigo, como funciona um sistema de ERP e como ele pode ajudar pequenas indústrias. Confira!

O que é ERP?

O ERP é o Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e facilitando a sincronização dos diferentes setores. Esta ferramenta integra os setores de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística – evitando perda de informação e reduzindo custos.

O que é possível extrair de um ERP?

Um ERP possibilita a melhoria da comunicação entre os setores da empresa e elimina a necessidade de controles de dados paralelos, representando diversos benefícios. A TOTVS provê bons exemplos de aplicação de ERP e sistemas paralelos em diversas partes da empresa:

  • TOTVS S&OP: esse serviço auxilia no processo de previsão de vendas, conduzindo um planejamento colaborativo que inclui previsão estatística e gestão de eventos com o objetivo de evitar excessos e faltas de produtos.
  • TOTVS APS: a previsão de vendas é transformada em um plano de ação factível através deste serviço, que considera em conjunto a capacidade dos recursos da fábrica e a área de suprimentos, atualizando de forma automática as programações de compras realizadas.
  • TOTVS Colaboração: este serviço é voltado à automatização dos pedidos de compra e programação de entrega para os fornecedores, realizando o envio de forma padronizada e tornando o processo mais simples. Além disso, também faz a automação do recebimento das NF-e e facilita a conferência dos pedidos, otimizando o uso das docas e áreas de estacionamento.
  • TOTVS Marketplace: um portal 100% na nuvem que executa as cotações e envios dos pedidos de maneira otimizada, reduzindo os preços de compra e aumentando a produtividade da equipe.
  • TOTVS MES: realiza a gestão online da produção, automação da coleta de dados e controle de materiais e estoque – apresentando indicadores de desempenho em tempo real, além de auxiliar na manutenção de ativos.
  • TOTVS Gestão de Fretes: possibilita a simulação e comparativo dos fretes, além de controle de todas as etapas – desde a expedição dos materiais até a entrega no destino final.
  • TOTVS Balanceamento de Estoques: facilita a reposição adequada dos produtos de acordo com a demanda, otimizando a produção e logística e possibilitando a existência de estoques à pronta entrega, com foco no aumento do giro e redução de rupturas.

Por que a indústria de pequeno porte tem de ter ERP?

Os ERPs melhoram a produtividade geral da empresa, uma vez que permitem a gestão de forma mais eficiente e econômica, além de prover dados necessários para a correta tomada de decisão.

Desta forma, são ferramentas importantes para indústrias de pequeno porte, uma vez que alavancam o crescimento da empresa. Sua utilização mantém a empresa competitiva e a auxilia a se destacar no mercado, fazendo frente aos concorrentes de maior porte.

Você já conhecia a importância de um ERP para uma indústria pequena de bens de consumo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *