Indústria 4.0 by TOTVS

Projeto Indústria 2027: principais pontos para a Indústria 4.0

O Projeto Indústria 2027 é um estudo realizado em conjunto pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), que buscou identificar e avaliar os impactos que as novas tecnologias apresentadas pela Indústria 4.0 devem causar no setor brasileira nos próximos anos.

Com isso, foi possível analisar o contexto atual de desenvolvimento industrial e visualizar as mudanças que devem ser feitas para que as empresas cresçam e se desenvolvam com a ajuda da Indústria 4.0.

No entanto, muitos gestores ainda não tiveram contato com as informações que o Projeto traz às indústrias. Confira, a seguir, os principais pontos aos quais você deve estar atento para alavancar o desenvolvimento da sua empresa.

Como a indústria vai tirar proveito do Projeto?

O Projeto Indústria 2027 analisou a inserção das novas tecnologias apresentadas pela Indústria 4.0 no contexto industrial brasileiro, mapeando os impactos de cada tipo de inovação em diversas áreas da indústria.

Criando, assim, diretrizes do que necessita ser feito para que as empresas sejam capazes de tirar o melhor proveito possível destas ferramentas. Desta forma, é esperado que as empresas sejam capazes de se basear neste estudo para compreender os próximos passos para o seu desenvolvimento.

Qual a relação do Projeto com a Indústria 4.0?

O Projeto busca entender como as tecnologias da Indústria 4.0 podem auxiliar na evolução e crescimento da indústria brasileira – incentivando a transição das empresas para o futuro por meio de metas de desenvolvimento. O professor Regis Pasini, do curso de Engenharia da FAAP, comenta sobre a realização das metas do Projeto.

“Se as metas forem atingidas, isso significa, de fato, a inserção da indústria brasileira na Indústria 4.0”.

Qual a importância para a competitividade da indústria brasileira?

Com a ajuda do Projeto, cada empresa deve ser capaz de entender o que deve ser realizado para o seu desenvolvimento e como as tecnologias podem ajudar neste sentido. O projeto explica a necessidade de um maior envolvimento do governo na realização de ações para a efetivação destas tecnologias, com programas e instrumentos coordenados – uma vez que o Poder Público já contribui com, aproximadamente, 50% dos custos com pesquisa e desenvolvimento industrial.

Além disso, é necessário o investimento na capacitação de pessoas e empresas, sendo que, até 2020, já é esperado que as principais habilidades exigidas do profissional tenham mudado.

Da mesma forma, é essencial a definição de um planejamento estratégico, que busque efetivar os estágios de desenvolvimento das empresas. O professor Pasini explica a importância de buscar realizar as diretrizes do Projeto, e criar um ambiente de desenvolvimento para a indústria brasileira:

“Resta saber se a indústria brasileira encontrará um cenário favorável aos investimentos, sejam eles em tecnologia e recursos humanos. Caso o cenário seja desfavorável, corremos o risco de aumentar a defasagem em relação às indústrias instaladas em outros países, o que, em uma área que busca constantemente a eficiência e a produtividade, pode ser crucial para uma parte considerável de representantes de alguns setores industriais brasileiros.”

Quais inovações estão previstas e como posso aproveitar na minha indústria?

O Projeto abrange diversas tecnologias da Indústria 4.0 que podem ser implantadas em todos os setores industriais. Desde a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial (IA), o Projeto engloba várias ferramentas tecnológicas, como Materiais Avançados, Nanotecnologia e processos como a Produção Inteligente e Conectada (PIC), que podem ser implementadas em indústrias para melhorar os seus processos e aumentar a qualidade dos seus produtos.

Você já conhecia os principais pontos do Projeto Indústria 2027 para Inovações Disruptivas? Como enxerga essas mudanças na indústria? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *