Gestão, Oportunidades

Quando utilizar o cloud computing na sua indústria?

Conforme já falamos em outras oportunidades por aqui, o cloud computing (computação em nuvem, em inglês) é uma inovação tecnológica que permite acesso remoto a arquivos, programas e serviços por meio da internet. Se você utiliza algum serviço online para editar documentos, enviar e-mail ou armazenar arquivos, é muito provável que você esteja utilizando o recurso.

“Em um futuro muito próximo, a indústria deve experimentar uma transformação digital, trabalhando com máquinas inteligentes, monitoramento de operações em tempo real e maquinário conectado pela internet”, explica Alexandre Watanabe, especialista em Indústria 4.0 da Fundação da CERTI.

E o cloud computing é, sem dúvidas, umas das grandes inovações tecnológicas do século XXI, como veremos a seguir.

As vantagens do cloud computing na indústria

Considerada por muitos especialistas em tecnologia da informação como a ferramenta da próxima geração, o cloud computing é capaz de oferecer operações rápidas baratas e seguras para a indústria, independentemente do porte ou ramo de atuação. Entre as grandes vantagens de ter a computação de nuvem na sua empresa está, justamente, a redução de custos com hardware que essa tecnologia lhe oferece.

Caso utilize um programa de gestão mais pesado, você não, necessariamente, terá que investir em novos servidores. Por meio do cloud computing, sua empresa pode alugar a capacidade de hardware que precisa e contratar um plano que encaixe dentro do seu orçamento, de acordo com as necessidades.

Outra vantagem é que você pode ter maior segurança nos dados. Ou seja, “com o desenvolvimento de certificados de segurança e da criptografia, os programas se tornam cada vez mais seguros. Uma prova disso é que muitas indústrias vêm utilizando esse tipo de serviço devido à segurança de dados que ele proporciona”, ressalta o especialista.

Aumentar o faturamento, enquanto gasta menos com infraestrutura, é o que toda empresa deseja para continuar a crescer. Por isso, o cloud computing se torna uma solução eficiente, pois você economiza no investimento inicial, nos custos operacionais e nos gastos com TI e com energia. Além disso, a empresa terá um aumento significativo de produtividade.

Entre os seus diversos benefícios , destaque para a oportunidade de acessar os seus arquivos de qualquer lugar e hora, possibilitando, assim, trabalhar remotamente.

Os documentos e as informações importantes da empresa estarão salvos e poderão ser acessados com segurança, sem correr o risco de perdê-los. Além disso, você poderá compartilhar arquivos com seus clientes e fornecedores, facilitando o trabalho, economizando tempo e, sobretudo, aumentando a eficiência da empresa.

Exemplos de cloud computing

Existem várias maneiras por meio das quais o cloud computing pode ser útil para as indústrias e, entre elas, está a infraestrutura como serviço (IaaS). O IaaS é um modelo de negócios em que empresas fornecem o acesso aos recursos básicos de um servidor, podendo ser contratado pelo cliente final, mas, muitas vezes, demandando o auxílio de um parceiro especialista (o Cloud Broker). Ele pode incluir, mas não se limitar, a contratação de serviços de rede, recursos computacionais ou de armazenamento de dados.

Já a plataforma como serviço (PaaS) é um outro exemplo de serviço de cloud computing que facilita a administração dos recursos contratados, permitindo que a empresa e o seu departamento de tecnologia se concentrem nas metas de seus serviços.

Existe, ainda, os softwares como serviço (Saas), uma das formas mais populares de utilização de serviços de computação em nuvem. Nesse caso, as empresas ou os usuários podem licenciar ferramentas mais eficientes, seguras e escaláveis, de acordo com as necessidades da sua organização.

Ou seja, não importa o seu modelo de negócios. O cloud computing se mostra uma solução que pode ser integrada às suas rotinas operacionais. Ferramentas de gestão, máquinas virtuais e mesmo serviços de armazenamento remoto podem ser contratados em busca de uma indústria mais eficiente, dinâmica e competitiva.

Você  usa o cloud computing em sua indústria? Gostou das nossas dicas? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *