Indústria 4.0 by TOTVS

Razões para aderir à Indústria 4.0 o quanto antes

A Indústria 4.0 representa todas as mudanças que acompanham o surgimento das novas tecnologias e serviços que estão transformando o funcionamento e a gestão das empresas. Este novo ambiente de produção promete redimensionar a capacidade produtiva da indústria, traduzindo a gestão de recursos e produtividade em eficiência e lucratividade para as empresas.

O gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Rovanir Baungaratner, explica que o  título Indústria 4.0 engloba diferentes tecnologias físicas e digitais que são combinadas por meio de análises de dados, Inteligência Artificial, tecnologias cognitivas, Realidade Aumentada e Internet das Coisas (IoT) criando empresas digitais interconectadas e capazes de tomar decisões de forma mais assertiva.

“Entende-se que as mudanças nos processos produtivos com esta 4ª Revolução Industrial serão significativas, proporcionando diferentes benefícios, tais como: melhoria e otimização de processos, aumento de produtividade, redução de gastos com recursos (físicos e de pessoal), aumento da velocidade de resposta e adequações a mudanças e, também, a melhoria na segurança e qualidade de vida do trabalhador”, afirma o especialista.

Confira, a seguir, as vantagens que a Indústria 4.0 pode oferecer para a sua empresa.

Conectividade dentro da empresa

Um dos maiores avanços que a Indústria 4.0 apresenta é a facilidade de levantamento e organização de dados. As novas tecnologias permitem a criação de uma cadeia de informação que engloba todos os departamentos da empresa, facilitando a troca de dados e ordens – além de reduzir as falhas provenientes de erros de comunicação e utilização de dados inconsistentes.

Comunicação com o cliente

O contato com o cliente é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. A Indústria 4.0 vem apresentando novas formas de se comunicar com o cliente, compreendendo a sua demanda. Assim, é possível antecipar a procura pelos produtos, auxiliando no equilíbrio dos processos produtivos, além de permitir a personalização das mercadorias e embalagens de acordo com o desejo do cliente.

Gerenciamento de dados e utilização da nuvem

As tecnologias utilizadas na Indústria 4.0 têm como foco a digitalização em grande escala da produção, o que permite que as empresas explorem seus dados de formas cada vez mais eficientes. O uso da nuvem proporciona o melhor gerenciamento desses dados, o que permite que os gestores consigam identificar falhas nos processos, otimizar a qualidade da produção e tornar a utilização de recursos mais econômica e eficiente.

Integração do ambiente real e virtual

Os sistemas virtuais se apresentam para auxiliar na execução das tarefas de todas as áreas da empresa, automatizando processos mecânicos e facilitando a comunicação dos dados pertinentes a cada departamento. Neste contexto, a Realidade Aumentada é uma das soluções tecnológicas mais transformadoras utilizadas atualmente. Ela permite que as empresas adicionem camadas de informações virtuais ao mundo real, auxiliando na recepção de instruções claras e seguras de forma facilitada, tendo inúmeras perspectivas para sua aplicação.

As pequenas e médias indústrias na Indústria 4.0

As inovações apresentadas pela Indústria 4.0 são capazes de melhorar a produtividade geral da empresa e alavancar seu crescimento, o que explica os grandes investimentos nestas tecnologias que vêm movimentando o mercado. No entanto, é importante lembrar que também são ferramentas importantes para empresas de menor porte, pois mantêm a sua indústria competitiva e a auxiliam a se destacar no mercado – fazendo frente aos concorrentes de maior porte.

Os professores Marco Antônio Fontoura de Albuquerque e Antonio Ramalho de Souza Carvalho, do curso de pós-graduação em Indústria 4.0 da FAAP, de São José dos Campos, afirmam que a Indústria 4.0 está promovendo novas maneiras de tornar os negócios mais eficientes e competitivos, cujo grande benefício é mais agilidade, flexibilidade, colaboração e modularidade dos processos de produção.

“É certo que a inteligência do processo produtivo está sendo suficiente para tomar decisões assertivas, reduzindo de forma significativa os riscos operacionais, as perdas, aliados a uma economia de tempo, com redução do desperdício e economia de energia, enxugando gastos e aumentando a eficiência da indústria”, dizem.

Segundo eles, porém, é certo também que a combinação de tecnologias e inovações está sendo capaz de transformar as relações organizacionais, econômicas, a comunicação, o comportamento humano e as formas de relacionamentos dentro da sociedade.

Você já conhecia as principais razões para aderir à Indústria 4.0? Como a sua empresa encara essas mudanças no mercado? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *