Indústria 4.0 by TOTVS

Realidade Aumentada na indústria: por que e como implantar?

Confira como a tecnologia de Realidade Aumentada na indústria pode ser explorada dentro de uma organização

A utilização de tecnologias cada vez mais inovadoras vem transformando as formas de gestão e produção da indústria. A Realidade Aumentada na indústria permite que as empresas adicionem camadas de informações virtuais ao mundo real e é uma das soluções tecnológicas mais transformadoras utilizadas atualmente, sendo responsável por movimentar o mercado com o crescente interesse demonstrado nesta inovação.

Confira, a seguir, como funciona a Realidade Aumentada na indústria e como pode ser implementada.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que realiza a integração do mundo virtual ao mundo real. Ela permite a sobreposição de objetos gerados por computador em um ambiente real, por meio de um dispositivo de visualização – como um smartphone, tablet ou óculos especiais. A partir disto, é possível interagir com estes elementos virtuais em diversas atividades.

Como a Realidade Aumentada beneficia o chão de fábrica da indústria?

A Realidade Aumentada na indústria permite que todas as informações necessárias aos trabalhadores possam ser disponibilizadas virtualmente, o que auxilia na recepção de instruções claras e seguras, de forma facilitada.

Com o uso dessa tecnologia, os funcionários podem acessar o computador com as mãos livres, enquanto trabalham em qualquer posição. Desta forma, eles podem executar suas tarefas de maneira mais rápida, eficiente e apropriada, resultando em maior produtividade e qualidade nos serviços para a empresa, ao mesmo tempo em que diminuem os gastos com imprevistos na produção.

O gerente de Inovação e Tecnologia do Senai/RS, Rovanir Baungartner, esclarece. “A Indústria 4.0 pode se beneficiar de maneira significativa da Realidade Aumentada (RA), que por meio de um dispositivo eletrônico, une objetos do mundo virtual a outros do mundo real, proporcionando, assim, a interação desses dois mundos – real e virtual. Em outras palavras, um indivíduo pode interagir com um universo que está fisicamente fora de seu alcance.”


Leia também
Como a indústria 4.0 favorece o uso correto do Bloco K?

Você sabe dizer as diferenças entre Inteligência Artificial e Machine Learning?


Como implantar a Realidade Aumentada na indústria?

A Realidade Aumentada é uma ferramenta muito versátil e que permite uma gama de aplicações. Sua utilização pode auxiliar na execução de tarefas, como:

  • Treinamento, com a realização de atividades por meio de simulações
  • Visualização dos locais exatos em que diversos itens devem ser dispostos
  • Reconhecimento de peças e padrões
  • Sobreposição de imagens do hardware interno das máquinas industriais para auxiliar o trabalho dos técnicos

Baungartner explica um pouco mais sobre seu funcionamento e algumas aplicações. “Pessoas e máquinas trabalham de maneira interativa e integrada, uma vez que todo o processo de produção é automatizado, desde o fluxo diário que deve ser seguido pelo operador até o funcionamento efetivo da cadeia. Os dados do processo produtivo serão processados e analisados em tempo real, já que todas as informações dos processos e pessoas serão coletados e compilados ao mesmo tempo em que ocorrem, proporcionando à empresa tomar decisões com maior assertividade e atender de maneira muito mais rápida e ágil às necessidades do mercado.”

Ele ainda complementa: “a realização de treinamentos de equipes ocorrerá mesmo quando nem todos os membros estejam presentes fisicamente no mesmo local. Além disso, também será muito útil nas simulações de tarefas. Assim, o trabalhador poderá executar uma função e lidar com objetos diversas vezes antes de fazer a atividade real. Dessa maneira, é muito mais fácil uniformizar, revisar e monitorar procedimentos e processos e minimizar custos e riscos de segurança. O atendimento remoto de especialistas será disponibilizado em todo o processo de produção, seja no acompanhamento de dados, seja no direcionamento de operadores no chão de fábrica ou, ainda, em casos específicos.”

Você já sabia como funciona o uso da Realidade Aumentada na indústria? Como enxerga essa tecnologia no processo produtivo da sua empresa? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *