Indústria 4.0 by TOTVS

Saiba o porquê da relação ganha-ganha ser fundamental para a Indústria 4.0

Com a Indústria 4.0, para garantir o foco na satisfação do cliente, será necessário que as empresas pratiquem efetivamente a relação ganha-ganha com seus fornecedores e parceiros de negócio.

Com a experiência do projeto Demonstrador da Manufatura Avançada na EXPOMAFE 2017, ficou claro que não caberá a uma única empresa dominar sozinha todas as tecnologias envolvidas para a implementação da Manufatura Avançada em uma fábrica-cliente. Cada camada e componente será atendido por um “player” do mercado: Cloud, Software, Automação(supervisórios, sensores, IoT) e Hardware. Além das empresas integradoras para colocar esta nova máquina ciber-física em funcionamento, produzindo com qualidade, de forma personalizada, e no tempo acordado com os clientes.

Como deve ser a parceria na Indústria 4.0

industria-4.0-manufatura-avancadaAo iniciar o upgrade da sua manufatura, os objetivos a serem alcançados devem ser claramente definidos para os fornecedores e parceiros de negócio, com métricas e pontos de controle quantificáveis como por exemplo: percentual de redução de custos, produtividade, redução de perdas, aumento de qualidade, lead time ou ainda o OEE (Overall Equipment Effectiveness).

Um dos caminhos para obter o comprometimento mútuo dos participantes é destacar de início como os benefícios conquistados poderão beneficiar à todos e não somente à empresa contratante, pois haverá uma troca constante de know-how durante o processo, assim como outros benefícios intangíveis sobre a imagem e reputação dos implementadores a partir do sucesso do projeto.

Estabelecer um canal de comunicação comum, com um mediador central e imparcial, que apoie e mantenha o foco dos times nos objetivos, é outra sugestão a considerar para minimizar os riscos do projeto, já que estarão reunidos especialistas de diferentes áreas, focados em seus módulos, componentes e soluções, e em geral, defendendo-as e protegendo. Este papel do mediador deverá ser desempenhado pelo gerente do projeto.

O fator determinante para avançar em negócios da Indústria 4.0

Entender o grau e a importância desta maior interdependência entre todas as partes será o fator determinante para avançarmos neste novo paradigma de negócios da Indústria 4.0. Mais do que nunca é tempo de colocar em prática relações “ganha-ganha” efetivas, e atuar de forma colaborativa, que satisfaça não apenas as partes cliente-fornecedor mas a sociedade como um todo.

Toda a cadeia de fornecimento e relação de consumo está sendo afetada e está claro que ninguém mais trabalhará ou funcionará sozinho de agora em diante.

CTA-Totvs-Industria-4.0-Manufatura-Avancada

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *