Gestão

Riscos e oportunidades: você sabe como identificá-los em sua indústria?

Seja qual for o seu tipo de indústria, é provável que, a todo momento, você se depare com alguma oportunidade de negócio ou decisão que envolva riscos. Identificá-las nem sempre é uma tarefa fácil para os gestores, mas saber fazer uma análise desse cenário, considerando todas as variáveis possíveis, faz toda a diferença quando o assunto é o desenvolvimento de uma empresa.

 “A indústria é um dos tipos de negócio mais complexos que existe. É também nesse setor que estão os maiores riscos, devido à competitividade global, seus diversos métodos de produção, à relação entre os governos e uma variedade de outros fatores”, afirma Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP.

O gerenciamento dos riscos e das oportunidades, portanto, fornece um método para identificar, avaliar e reduzir as incertezas de maneira estruturada e em todas as áreas de uma organização (finanças, vendas e produção, por exemplo).

“Essas incertezas podem ter um impacto negativo (riscos) ou positivo (oportunidades) nos objetivos da indústria ou numa atividade específica. Portanto, é preciso gerenciá-los, aceitando, suavizando, transferindo ou eliminando riscos, e aceitando, melhorando, aproveitando e compartilhando as oportunidades”, recomenda.

É aconselhável, também, contar com uma consultoria especializada para diferenciar riscos ou oportunidades menores (aceitáveis) daqueles mais significativos, sobre os quais se deve tomar ações que sejam mais ou menos urgentes.

Áreas potenciais de atenção de riscos ou oportunidades

Ao avaliar fatores que podem afetar o seu negócio, é preciso levar em consideração diversas áreas. Isso porque a maneira com a qual você reage e se adapta às mudanças externas determinará se você irá se deparar com algum risco ou oportunidade em um futuro próximo.

Entre as principais áreas que demandam uma atenção especial estão:

Política

É necessário acompanhar as mudanças e intervenções governamentais que podem afetar o seu negócio. Alterações de políticas econômicas, novas regras para contratos públicos ou a concessão ou corte de investimentos, por exemplo, podem gerar riscos ou oportunidades para sua indústria.

Economia

Os últimos anos têm sido marcados pela crise econômica, o que tem gerado efeitos negativos em diversos setores, inclusive na indústria. Conforme a economia se recupera, é preciso avaliar os efeitos que ela proporcionará tanto para a sua operação, quanto para o poder aquisitivo de seus principais clientes.

Social

A qualidade dos produtos, as mudanças climáticas, a transparência nos negócios e o respeito aos direitos do trabalhador são alguns exemplos de temas discutidos corriqueiramente na imprensa. Por isso, eles devem ser considerados na hora da tomada de decisões estratégicas ,  que podem impactar na imagem e na operação da sua organização.

Tecnologia

A indústria é movida pela tecnologia. A todo momento, novas metodologias, processos e maquinários se tornam tendências, incrementando ainda mais a competitividade das empresas.

”A inovação é ótima para os negócios, mas, se você não estiver prestando atenção nas novidades tecnológicas, ela pode representar um grande risco para o crescimento do seu negócio, que tornará rapidamente obsoleto”, lembra o consultor do Sebrae-SP.

Meio ambiente

Como as mudanças climáticas podem afetar o seu negócio? Se você trabalha com commodities, por exemplo, é extremamente importante estar atento a isso, já que você pode ser afetado diretamente pela oferta ou demanda de preços.

Por outro lado, o aquecimento global é uma oportunidade para a criação de novos produtos, ou mesmo para a exploração de novos mercados.

Quer saber mais sobre como fazer a análise dos riscos e das oportunidades da sua indústria? Deixe o seu comentário no campo abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.  

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *