Indústria 4.0 by TOTVS

O papel dos sensores inteligentes na Indústria 4.0

Os sensores inteligentes são partes fundamentais das fábricas que aderem aos princípios da Indústria 4.0. Afinal, são eles que permitem que os equipamentos monitorem suas atividades e, assim, trabalhem com autonomia e de maneira preventiva.

Continue com a leitura deste artigo e entenda melhor o que são e qual a importância dos sensores inteligentes na Indústria 4.0!

O que são sensores inteligentes

“O sensor é um dispositivo sensível a uma determinada grandeza, que muda seu estado de maneira proporcional ao estímulo sobre ele. A magnitude da mudança de estado leva ao conhecimento da magnitude da grandeza que a provocou”, explica o professor Alexandre Mesquita, da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul.

De acordo com Mesquita, um exemplo simples de sensor seria o termômetro caseiro. “Ele é constituído por um fluido que dilata de acordo com a temperatura. A magnitude da dilatação é associada ao valor da temperatura no entorno do termômetro”.

Existem diversos tipos de sensores. Nas aplicações industriais, as informações produzidas por eles são comunicadas a um receptor de forma eletrônica para, então, gerarem uma tomada de decisão.

Até pouco tempo, as aplicações dos sensores, normalmente, eram limitadas a produzir apenas um tipo de informação, que acarretava em decisões específicas. Hoje, porém, principalmente com o desenvolvimento de protocolos de redes de comunicação eficientes e confiáveis, como a própria Internet, é possível integrar vários sensores e seus receptores em rede.

Com isso, os sensores inteligentes permitem o desenvolvimento de sistemas que se otimizam, atualizam e reconfiguram tarefas. Além disso, seus desempenhos podem ser acompanhados e modificados a distância. 

Estes sensores que podem ser reprogramados e trocar dados com vários elementos da rede de comunicação que fazem parte (incluindo outros sensores), possibilitando uma diversidade de aplicações integradas, são chamados de sensores inteligentes.

As vantagens geradas para o gestor industrial

Os sensores inteligentes trazem uma série de vantagens para as fábricas que o utilizam, que vão desde um acompanhamento mais adequado dos processos até mais agilidade na tomada de decisões.

“Uma montadora de veículos pode produzir modelos com características individualizadas pelo desejo de cada cliente, sem comprometer a velocidade e qualidade da produção, graças à comunicação de todos esses elementos na mesma rede, da linha de produção à revenda, passando pela logística”, exemplifica o professor.

Os sensores inteligentes ainda podem ser agregados à outras áreas da Indústria 4.0, como a Inteligência Artificial. Um exemplo típico, e bem atual, dessa potencialidade são os corretores ortográficos e algoritmos de reconhecimento de padrões de busca, que armazenam dados dos usuários é já oferecem correções de palavras cada vez mais coerentes com o sentido da frase, ou sugestões para compras em função de pesquisas recentes.

As aplicações dos sensores na Indústria 4.0

As aplicações dos sensores inteligentes na Indústria 4.0 são inúmeras. Tudo vai depender das necessidades de cada indústria: no chamado chão de fábrica, por exemplo, podem estar nos equipamentos, nas paredes, janelas, na roupa ou EPIs dos funcionários, nos veículos etc.

Eles ainda podem ser integrados em empilhadeiras e, assim, impedir acidentes e sugerir novas dinâmicas para o setor. Outro exemplo, trazido por Mesquita, é o de os sensores inteligentes identificarem as posturas dos funcionários e emitirem alertas de segurança. 

“Arrisca-se dizer que, atualmente, o limite da aplicação útil de sensores inteligentes está mais na criatividade do que na tecnologia em si”.

Para serem ativados, os sensores dependem, basicamente, de “bons equipamentos, boa programação e uma rede eficiente de trânsito de dados, como a internet”, complementa o professor. Com isso, eles se tornam um componente vital da Indústria 4.0 e detém um poder enorme de gerar melhorias e aumentar a produtividade do negócio!

Você já conta com algum sensor inteligente na sua indústria? Conte nos comentários e até a próxima!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *