A Feimec, Inovação

Setor de metrologia se adequa à Indústria 4.0 e apresenta novidades durante a FEIMEC

Os sistemas de medição também estão de adequando aos conceitos da Manufatura Avançada – é o que mostram as novidades apresentadas na FEIMEC, maior feira do setor mecânico da América Latina, e que acontece até o dia 28 de abril, no São Paulo Expo.

Um dos destaques desta novidade são as máquinas apresentadas pela Starret, que tornam as máquinas mais flexíveis para medição ou corte. “Nosso lançamento faz a conectividade entre máquinas através de robô. Ou seja, o robô alimenta a máquina de corte e também consegue fazer a medição através do próprio braço robótico”, explica Sergio Eduardo, gerente de operações da Starret.

Outro destaque do setor de metrologia, alinhado aos conceitos 4.0, é a possibilidade da utilização de RFID para aumentar a qualidade de medição. Por meio de sensores, a máquina consegue identificar o tipo de peça e analisar sua qualidade – sem a interferência humana.

“Com isso, é possível ganhar produtividade e aumentar a qualidade das peças”, afirma Danilo Lapastini, CEO da Hexagon. A empresa lançou na FEIMEC duas tecnologias a favor da produtividade: o QR Code e o RFID, solução de destaque na indústria 4.0.

“Desta forma, não há a necessidade de ter um especialista full time ao lado da máquina. Basta carregar uma peça e automaticamente a máquina faz a identificação e análise – bastando ao especialista ficar no background para analisar os resultados da medição”, completa.

As soluções lançadas durante a feira são versáteis e podem ser utilizadas para os mais diversos segmentos, como setor de próteses, indústria de autopeças, fabricação de componentes mecânicos e eletrônicos, entre outros.

A visitação da FEIMEC é gratuita, e voltada para o segmento da indústria. São 460 expositores dos mais diversos segmentos – o que confere à feira o status de “feira completa”, pois permite encontrar soluções inovadoras e tecnologia de ponta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *