Gestão

Sistema de travamento de porta de painel garante segurança à indústria

Uma indústria para ser realmente produtiva e lucrativa tem de garantir a continuidade de seus processos. Apesar dessa premissa, nenhuma fábrica está 100% livre de passar por momentos de falhas ou acidentes em suas instalações.

Isso requer do gestor industrial a busca por tecnologias e maquinários sofisticados que permitam aumentar a segurança e a previsibilidade de interrupções. Assim, é possível tornar a produção mais confiável, menos custosa e mais ágil.

Nesse sentido, há um ponto que merece um pouco mais de atenção: os painéis de média tensão. Por protegerem os circuitos elétricos, eles são de grande importância na indústria. Além disso, são usados para acionar motores e máquinas.

Siga com a leitura e entenda melhor o papel dos painéis de média tensão, bem como os critérios de segurança que devem ser seguidos na indústria.

Funcionalidade dos painéis de média tensão

Os painéis de média tensão, também conhecidos como cabines elétricas, são os equipamentos responsáveis por armazenar os componentes disjuntores e sistemas eletrônicos de energia.

Dessa forma, os painéis são os responsáveis por direcionar o fluxo de energia e interligar circuitos de alimentação de cargas em um mesmo nível de tensão. Além de possibilitar a energização em trechos menores.

Os painéis ainda abrigam os quadros de distribuição. Geralmente, são desenvolvidos em aço galvanizado ou liga metálica de alto desempenho para que tenham alta durabilidade e resistência contra choques e demais condições externas que podem desgastá-los.

Critérios de segurança

Os painéis de média tensão precisam funcionar com o máximo de segurança, além de atenderem a todas as normas regulatórias. É preciso cumprir com a NR-10, Norma Reguladora do Ministério do Trabalho, que estabelece os requisitos mínimos para a implementação de sistemas preventivos.

Ainda há a Lei n. 8.078 Art. 39 Parágrafo VIII, do Código de Defesa do Consumidor, que descreve como prática abusiva colocar no mercado qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas dos órgãos oficiais, neste caso a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Com isso, caso haja algum acidente, a lei prevê punição para os profissionais da área elétrica que coloquem em risco a segurança patrimonial ou dos colaboradores que circulam pela área.

Por fim, de acordo com a IEC 62271-200 (2007), existem alguns critérios que precisam ser atendidos para que os painéis de média tensão possam ser considerados aprovados. São eles:

  • a não abertura das chapas de fechamento e portas;
  • a não fragmentação da estrutura;
  • a inexistência de buracos nos lados acessíveis até uma altura de 2 metros; 
  • a não queimadura dos indicadores devido a gases quentes;
  • a limitação de deformações permanentes a uma distância menor do que aquela à parede;
  • o não direcionamento dos gases aquecidos à parede;
  • a permanência eficaz das conexões à terra. 
  •  

A importância de um sistema de travamento de portas

Em caso de explosões causadas por um eventual curto-circuito nos painéis de média tensão, é fundamental contar com um eficiente sistema de travamento de portas. Afinal, é esse sistema que evitará que a porta não seja projetada para fora e, assim, a segurança da indústria e dos colaboradores seja garantida.

Sabendo disso, a Industrilas desenvolveu o Sistema Vision Heavy-Duty. Ele é utilizado em painéis de média tensão sujeitos à explosão e atende às mais exigentes normas internacionais. Seus componentes alinham a porta e proporcionam abertura e fechamento suaves e em conjunto com os pinos de travamento, que garantem máxima segurança em caso de explosões.

Os pinos de travamento contam com 10mm de diâmetro e resistem à esforços de 1300 kg. Além disso, movimentados com o auxílio dos varões chatos e cremonas de 90º que transferem o movimento para o contorno da porta.

Consulte mais informações em nosso site ou entrando em contato com nossos representantes que poderão orientar na escolha da melhor aplicação do sistema de travamento.

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de INDUSTRILAS

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *