Indústria 4.0 by TOTVS

Sistemas de gestão e análise de dados na Indústria 4.0

Com a difusão dos princípios da Indústria 4.0, a tecnologia tem se tornado vital para uma produção eficaz e que atenda às exigências do novo mercado consumidor. Entre as bases mais discutidas na Indústria 4.0 estão os sistemas de gestão e análise de dados, uma vez que eles permitem integrar áreas de empresa e tomar decisões mais certeiras.

“Dessa forma, a integração de setores e elos entre as cadeias, como a têxtil e vestuário, se tornam facilitadas. As cadeias de produção têm acesso a informações on-line e atualizadas pontualmente, permitindo que os dados sejam analisados ao mesmo tempo, com bases compartilhadas e alteradas em conjunto. Isso facilita a tomada de decisões para elevar o nível de competitividade e valor de percepção dos clientes, que já buscam as mesmas informações na Internet”, esclarece a professora Márcia Pedro, do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção, de São Paulo.

A importância dos sistemas de gestão de dados

“O atendimento eficaz à demanda de mercado está diretamente ligado à gestão dos sistemas produtivos. O Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) na indústria Têxtil e Vestuário são as áreas estratégicas da empresa, que têm como objetivo coordenar departamentos, realizando a gestão de todos os recursos operacionais”, explica a professora.

Para isso, no entanto, é fundamental que as áreas estejam integradas entre si e com os processos operacionais. Assim, será possível acompanhar e otimizar todas as etapas produtivas, garantindo maior competitividade e eficiência na indústria.

Para ela, uma ferramenta do tipo funciona como um integrador entre todos os sistemas da empresa, analisando os dados e proporcionando ao gestor tomadas de decisões estratégicas e táticas, melhorando a eficiência e segurança nas tomadas de decisões, por meio de dados consistentes.

Dados como base da tomada de decisões na Indústria 4.0

A professora alerta para o fato de que a ausência de dados consistentes acarreta em pouco controle de informações no ambiente produtivo. E, com isso, uma série de problemas na gestão da empresa podem surgir. “O desconhecimento ou erros nos sistemas de planejamento, programação e controles de produção impedem a aferição de dados, que são essenciais para levar a empresa a patamares elevados de competitividade no mercado”.

Assim, quando um bom sistema de gestão é incorporado às demais iniciativas da Indústria 4.0, é possível conquistar maior competitividade, inclusive para empresas de pequeno e médio porte.

Manufatura têxtil inteligente

É importante ressaltar, porém, que apenas armazenar dados não é suficiente para adotar os princípios da Indústria 4.0, e, tampouco, melhorar a produtividade e competitividade dos produtos.

“O manuseio dos dados retidos ou analisados de forma indevida, abastecido em bases frágeis, inadequadas e sem padrão, impedem que filtros possam ser aplicados para a uma leitura mais aprofundada e precisa. Assim, apresentam resultados inverídicos e tornam as práticas de gestão infundadas, impactando em prejuízos no grande investimento praticado pela empresa”, explica a professora.

O grande segredo, então, está em transformar os dados em inteligência estratégica para o negócio. E isso só é possível com um sistema que garanta a completa gestão da sua manufatura.

As soluções TOTVS permitem acompanhar desde os processos básicos até os componentes especializados da indústria têxtil. Com isso, você terá acesso a informações precisas e detalhadas da sua produção para atender à demanda do mercado.

Com os sistemas TOTVS, é possível compilar e visualizar as informações do negócio em painéis dinâmicos e intuitivos, permitindo, assim, uma tomada de decisão mais rápida e precisa.

Saiba mais como os sistemas de gestão e análise de dados TOTVS podem ajudá-lo e dê este importante passo para adotar a Indústria 4.0!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *