• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Expomafe, Inovação

Tecnologia a serviço da segurança: soluções para a NR 12

Desde 2010, a NR 12 dispõe sobre a garantia da segurança das pessoas dentro do parque industrial. Confira como a tecnologia pode ajudar.

A EXPOMAFE 2019 reúne algumas das tecnologias mais avançadas disponíveis para indústrias de todos os portes. Diante da necessidade de tornar a planta industrial cada vez mais segura, a tecnologia aos poucos se torna mais acessível. Além disso, as soluções ajudam as empresas a se adequarem a legislações exigentes, como a NR 12.

A Pilz do Brasil, especializada em adequação de maquinário para a NR 12, traz opções que se adaptam para necessidades diversas. “Nosso foco é garantir a segurança das pessoas na operação dos equipamentos”, comenta Fredson Oliveira, consultor da Pilz. Por isso, a empresa trabalha com sensores, scanners de áreas e sistemas de resposta e parada de máquinas. “Quando identificam a presença ou proximidade de pessoas ou objetos dentro da área limite, os sistemas geram uma reação. Isso pode ser a diminuição da velocidade da operação ou mesmo a desativação da máquina, ou mesmo o disparo de um alarme”, completa.

Cortinas de luz

Outra opção em prol da segurança é a barreira de luz. “Essas cortinas são divididas em resoluções. Elas podem ser cortinas de dedo, de mão ou de corpo. Tudo depende da aplicação de cada máquina. Cada cortina é sensível para um tipo de presença, com um tipo de sensor”, conta Oliveira. Tanto o diagnóstico quanto as aplicações são feitas em conjunto com o cliente, para não impactar sua produtividade.

Robôs semicolaborativos

Opções de robótica também podem ser cruciais na adequação à NR 12. Também presente na EXPOMAFE, a ABB trouxe aos visitantes o IRB4400. Em conjunto com a tecnologia SafeMove2, o robô é semicolaborativo e já é adequado aos parâmetros da NR 12. “À medida que as pessoas se aproximam, o robô desacelera e eventualmente para sua ação”, comenta Lamartine Duarte, Coordenador dos serviços de campo e treinamentos da ABB.

Demonstração do IRB4400 na EXPOMAFE 2019

O software Safemove2 oferece medidas de detecção e prevenção de movimento eletrônicas configuráveis, que restringem velocidade, movimento e posição do robô quando uma pessoa se aproxima. “Isso permite que os operadores trabalhem ao lado de robôs sem a necessidade de cercas de proteção e segurança extensas”, completa Duarte.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *