Indústria 4.0 by TOTVS

8 soluções para potencializar a gestão da sua produção industrial

Otimizar e aumentar a produtividade da produção industrial são demandas de todas as empresas, e, com a adoção massiva da Indústria 4.0 em todo o mundo, essas metas são cada vez mais urgentes.

Para ajudá-lo com essa tarefa e contar com um apoio fundamental para aumentar a qualidade e eficácia fabril, a TOTVS disponibiliza uma séria de ferramentas para planejar, automatizar e otimizar o processo produtivo. Conheça todas elas a seguir!

1. Desenvolvedor de Produtos (DPR)

A gestão e acompanhamento do lançamento e evolução dos produtos é fundamental para a produção industrial. Afinal, é ela que vai orientar as quantidades a serem produzidas e parametrizar a qualidade para que não haja desperdício.

O Desenvolvedor de Produtos (DPR) é uma solução que possibilita avaliar os custos previamente e controlar as versões e protótipos para o lançamento dos produtos. Além disso, a ferramenta permite manter uma base cadastral organizada e de fácil acesso para acompanhar o ciclo de evolução dos produtos em P&D.

2. Production Planning and Control

Essa é uma solução que permite a gestão da engenharia de produtos, tanto na pré quanto na estrutura dos mesmos. Com ela, é possível acompanhar a ficha técnica e o roteiro de produção, além de planejar os materiais que serão necessários e avaliar a carga-máquina nos processos sequenciais.

Por fim, a solução ajuda no apontamento de produção e no controle do número de série dos produtos para código inteligente.

3. APS – Planejamento Avançado da Produção industrial

O APS é uma solução que calcula a melhor programação de ordens de produção a serem entregues e a sua sequência de produção em cada linha de trabalho. Para tanto, é implementada a Theory of Constraints (TOC), em que os recursos necessários para a produção durante determinado período são confrontados entre si versus a demanda.

Em outras palavras, essa é uma solução que permite que a solução industrial produza o necessário para atender à demanda, evitando desperdícios.

4. Chão de Fábrica (SFC-Shop Floor Control)

Monitorar o chão de fábrica é um dos grandes pilares da Indústria 4.0. Afinal, são os dados exatos e em tempo real que permitirão otimizar todo o processo.

O Chão de Fábrica é uma solução que realiza esse monitoramento de forma dinâmica e integrada, considerando a carga, a utilização e a ociosidade de cada máquina. Além disso, ela permite gerenciar e acompanhar resultados com base em critérios como produtividade, qualidade, atrasos, paradas, entre outros na produção industrial.

5. TOTVS MES

Conectividade e autonomia: outros dois grandes pilares da Indústria 4.0 que podem ser alcançados com essa solução. O TOTVS MES permite monitorar a fábrica em tempo real e conectar a linha de produção com a gestão. Assim, é possível tomar decisões rápidas para corrigir falhas e melhorar a performance, aumentando a lucratividade da empresa.

O TOTVS MES ainda possibilita uma visão muito mais apurada dos estoques e fornece o registro adequado de cada movimentação de material para a emissão do Block K do SPED Fiscal.

O melhor de tudo é que a ferramenta permite uma visão integrada e global ao conectar a linha de produção com o ERP, sendo indicada para indústrias de médio e grande portes.

6. Asset Maintenance

Administração completa de todo o processo de engenharia e manutenção. A Asset Maintenance permite fazer a gestão de materiais até a disponibilidade de mão de obras e terceiros, sempre acompanhada da contabilização de custos e do registro do histórico de manutenções da produção industrial.

7. Project Management

O Project Management é excelente para monitorar a construção e instalação de grandes estruturas ou máquinas produzidas pela empresa. Ela permite controlar cronogramas, integrar o processo com áreas de estoque e compras e faturar por fases e exportação de WBS (EDT) para o Microsoft Excel.

Além disso, a solução traz uma função para criar ordens de produção relacionadas aos itens que devem ser desenvolvidos para que o projeto seja atendido.

8. TOTVS e-Kanban

Essa solução visa a eliminação de estoques por meio da requisição da quantidade exata de materiais a serem usados em sua produção ou execução. Esse é o conceito just in time, que fornece à indústria as ferramentas necessárias para que não haja desperdício ou excesso de insumos.

Vale dizer que a TOTVS ajuda as empresas a implementarem essa forma de atuação de forma automatizada e integrada ao ERP. Quer conhecer mais sobre as soluções para otimizar a produção industrial e implementar a Indústria 4.0 no seu negócio? Saiba mais e continue acompanhando nosso canal de conteúdo. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *