A Expomafe, Gestão

Tecnologias 4.0 de baixo custo para a sua indústria; conheça

Atualmente, existem diversas tecnologias 4.0 de baixo custo que podem ser implantadas na indústria e contribuir significativamente para o seu desenvolvimento.

“Hoje, a internet está em tudo, por isso dizemos que vivemos na Era da Internet Industrial. Esse conceito une máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas, para gerar profundas mudanças e trazer eficiência operacional para setores industriais diversos, como manufatura, transporte, energia e saúde”, explica Alexandre Watanabe, especialista em Indústria 4.0 da Fundação CERTI – – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

Com os recursos tecnológicos mais em conta, é possível modificar e aprimorar os processos de produção, para que tudo fique interligado, sendo possível, inclusive, analisar e aprimorar os dados cada vez mais.

A seguir, veja algumas tecnologias 4.0 de baixo custo que podem ser implementadas em qualquer tipo de empresa.

1. Sensores Inteligentes

Os sensores inteligentes podem ser vistos como pilares fundamentais das modernas fábricas inteligentes. Eles permitem que os meios de produção automatizados, baseados em sensores, possam se configurar, controlar, gerenciar e otimizar, o que automatiza todo o processo industrial.

Com isso, é possível adquirir dados precisos e confiáveis para garantir que todo o processo esteja ocorrendo da maneira como foi planejado.

2. Internet das Coisas

Um dos recursos de baixo custo para as indústrias que buscam diferenciação é a Internet das Coisas. Ela tem como objetivo inserir conexão à internet em objetos comuns do chão de fábrica e, ao mesmo tempo, interligar todos os maquinários que compõem um parque industrial, reconfigurando por completo suas funções e  permitindo aos gestores enxergarem de forma antecipada o mínimo sinal de perda de produtividade ou falhas nos processos operacionais.

Ou seja, “essa é uma forma de utilizar a tecnologia para aprimorar os processos de uma indústria, interligando toda a cadeia produtiva, para que seja possível ter dados sobre ela e fazer com que tudo fique automatizado, melhorando o processo de tomada de decisão”, resume o especialista.

3. Cloud Computing

Na Manufatura Avançada, a comunicação entre as máquinas pode ser potencializada, o que é com as aplicações do Cloud Computing (Computação em Nuvem). Isso porque, além de ficarem interligados entre si, os dados podem ser armazenados e compartilhados na nuvem, sendo acessados de qualquer lugar do mundo, otimizando recursos, reduzindo custos e gerando maior eficiência operacional.

4. Tecnologia Big Data

Big Data é um termo que descreve o grande volume de dados, tanto estruturais quanto não-estruturados. Atualmente, eles impactam a forma como as empresas trabalham diariamente, porém, vale a pena ressaltar que não é a quantidade de dados disponíveis que importa, mas, sim, o que as organizações fazem com eles.

Por isso, os dados do Big Data podem ser analisados para obter insights que levem a decisões melhores e ações estratégicas de negócio.

Ou seja, a indústria passa a gerar dados importantes, que poderão ser usados para melhorar significativamente todos os processos produtivos. Com eles, o gestor pode obter informações de várias fontes e analisá-las para encontrar respostas que permitem reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos, otimizar ofertas e tomar decisões mais inteligentes.

Você já conhecia os benefícios das tecnologias 4.0 de baixo custo para as indústrias? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo e continue acompanhando nosso canal de conteúdo.  

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *