Gestão, Inovação

Tecnologias da Manufatura Avançada que podem melhorar os processos logísticos; confira

Já dissemos em outras oportunidades por aqui que a Manufatura Avançada (também chamada de Indústria 4.0) agrega aos processos produtivos industriais um conjunto de tecnologias que devem tornar os parques fabris mais inteligentes, eficientes e personalizados, além de beneficiar diretamente os processos logísticos das empresas.

Manufatura Avançada para logística

Em um modelo tradicional de indústria, a produção, muitas vezes, é feita em grande escala, de forma mais padronizada e massificada, demandando grandes estoques e volumes de peças fabricadas.

No entanto, à medida que a tecnologia e os sistemas de produção avançam, pode-se começar a focar em sofisticação, no que tange à personalização de produtos, à otimização do espaço e dos processos e à produção de lotes menores de peças.

Para que isso seja possível, é preciso que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada a essa realidade. É nesse ponto que a Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para logística mostra sua relevância. Com ela, a tendência é de que se precise menos de grandes centros de distribuição e que toda a supply chain ganhe em eficiência, qualidade e diminuição de prazos. Além disso, há chances de que o lead time seja reduzido, que se tenha estoques mais enxutos e que se utilize sistemas capazes de permitir o completo rastreamento e monitoramento da frota e dos processos logísticos em tempo real.

Nesse contexto, conforme ressalta Graziela Coelli, técnica em produção industrial, “as soluções e tecnologias utilizadas na Indústria 4.0 já melhoraram muito o processo logístico das empresas, como, por exemplo, com a utilização de plataformas digitais e de automação de processos. Além disso, o uso de softwares, capazes de fazer o controle de produção e o acompanhamento de processos, faz com que os recursos sejam utilizados com maior eficiência. É possível investir em aluguel de robôs, de serviços em nuvem, de plataformas digitais que integrem a linha de produção com os fornecedores de matéria-prima, na utilização de veículos autônomos para gerar a melhor rota para a entrega dos produtos, entre outros serviços que impactam diretamente nos processos e na eficiência logística.”

A profissional explica, ainda, que “um dos principais benefícios da Indústria 4.0 para logística é a otimização dos processos, tornando-os mais assertivos e ágeis. Ainda, a operação logística passa a ser mais fácil e precisamente monitorada, coordenada, controlada e integrada.”

Tecnologias da Manufatura Avançada para melhorar processos logísticos

Entre as novidades trazidas pela Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para logística, podem-se destacar:

  • Realidade aumentada: dispositivos como simuladores para condutores de empilhadeiras ou óculos inteligentes para vision picking são capazes de otimizar os processos logísticos;
  • IGVs: os Intelligente Guided Vehicles seguem, de modo automático, as melhores rotas de entrega de produtos nos locais e horários indicados;
  • Internet das Coisas: estará presente de diversas formas no segmento logístico, tanto que já existem, por exemplo, empilhadeiras capazes de trabalhar de modo totalmente autônomo, com base em orientações registradas no sistema via IoT;
  • Big Data: a coleta e análise de grandes volumes de dados se torna facilitada e ajuda os gestores a adotarem um supply chain management mais eficiente, favorecendo uma previsibilidade de demanda mais assertiva, alta produtividade, estruturas enxutas e o acompanhamento, em tempo real, de todo o ciclo do produto – desde a sua saída do fornecedor até a entrega no cliente;
  • Drones: grandes empresas já estão testando o uso de drones para garantir entregas mais rápidas.
  • Robôs: podem ser utilizados para a execução de tarefas como o picking e o embalamento de mercadorias.

O que você achou das tecnologias da Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para a área de logística? Pensa em aplicar alguma delas em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *